Siga-nos!

igreja

Igreja da Suécia anuncia que é uma instituição trans

Diversos líderes religiosos assinaram o documento.

em

Bandeiras LGBT
Bandeiras LGBT (Foto: Daniel James/Unsplash)

A Igreja da Suécia, maior denominação luterana na Europa, anunciou em uma carta aberta que é “trans”.

O documento intitulado “Carta Pessoal para Você que é Trans”, foi postado no site oficial da diocese de Västerås e assinado por uma lista enorme de padres, diáconos, funcionários da instituição e mais.

“Escrevemos para você de uma igreja que também é trans. Uma igreja é feita de pessoas. As pessoas são diferentes. Temos confirmados, funcionários, patrões, representantes eleitos, organizações sem fins lucrativos e outros paroquianos que se definem como pessoas trans”, diz a carta.

“A igreja também consiste de pessoas trans. Portanto, a igreja poderia ser descrita como trans”, acrescentou.

O documento também repudiou as tentativas de feministas e outras pessoas que querem manter homens biológicos fora dos vestiários e esportes femininos, alegando que isso contribuiu para manter o ódio às pessoas trans.

A carta recebeu muitas críticas

“Acreditamos em uma igreja e em um Deus que acolhe pessoas além do poder, fronteiras nacionais, etnia, orientação sexual, sexo e identidade de gênero. Uma humanidade em todas as cores do arco-íris, absolutamente incrível e infinita em sua diversidade. Somos diferentes e isso é bom. E Deus viu que era bom”, escreveram.

Por outro lado, a carta recebeu além dos elogios, muitas críticas. O jornalista independente Jan Sjunnesson afirmou que “muitos querem parecer bons”.

Um usuário do Twitter escreveu que foi o texto mais “bajulador e nojento que já leu”, e deu adeus a igreja da Suécia, dizendo que essa foi a última gota.

Não é a primeira vez que a instituição gera polêmica com suas decisões, em 2019 eles distribuíram guias LGBTQ para crianças cristãs fora das normas de gênero, que apresentava Jesus como ‘queer’ e José como travesti, segundo o CBN News.

Trending