Siga-nos!

igreja

Igreja Batista de Nashville completa 200 anos de ministério

Templo foi usado como hospital durante Guerra Civil dos Estados Unidos.

Michael Caceres

em

Igreja Batista de Nashville
Igreja Batista de Nashville (Reprodução)

A Primeira Igreja Batista de Nashville, a capital do estado do Tennessee, nos Estados Unidos (EUA), chegou a ser ocupada por dois anos por forças da União durante a Guerra Civil entre 1861 e 1865. Os bancos do templo eram jogados no gramado para que o local pudesse se tornar um hospital temporário.

Na época, segundo historiadores, o pastor Robert Boyté Crawford Howell foi preso por se recusar a jurar lealdade ao governo federal, ficando dois meses atrás das grades. Os membros da igreja histórica que permaneceram na cidade, tiveram de encontrar formas de adorar sem poder se reunir no templo.

O início dos trabalhos da igreja foram em 1820, tendo sobrevivido a um período bastante tumultuado no país, chegando neste ano ao seu bicentenário em meio à pandemia da covid-19. Atualmente a igreja está sob a liderança do seu 20ª pastor, Frank Lewis.

Entre os seus pastores, muitos deles chegaram a ser presidentes da Convenção Batista do Sul e líderes de entidades importantes em suas épocas. Atualmente a igreja vive um projeto de renovação, com o objetivo de construir um campus.

“Antes do fechamento de nossa cidade, sua economia, nossa indústria turística e a realocação de literalmente milhares de novos residentes a cada mês, nossa igreja culminou em um projeto de renovação de campus plurianual que incluía planos para construir um novo prédio de 80.000 pés quadrados instalação multiuso”, disse Lewis.

Igreja Batista de Nashville

Reformas da Igreja Batista de Nashville (Reprodução)

Segundo o Baptist Press, a igreja havia preparado uma grande programação de celebração pelos 200 anos, mas que acabou sendo cancelada. O pastor explicou que seis pregadores já haviam sido convidados com anos de antecedência, sendo que cada um falaria sobre um pouco da história missionária da denominação.

Trending