mundo

Hamas ameaça retomar ataques contra Israel

Hamas acusa Egito de não cumprir sua promessa de ajudar na reconstrução de Gaza.

em

Foguetes lançados pelo Hamas contra Israel (Foto: Khalil Hamra/AP)

Após semanas de calma, e um ataque contra o Egito na segunda-feira por seu papel como mediador entre os dois lados, o Hamas considera se renovará a violência contra Israel.

“Estamos examinando as possibilidades de escalada com Israel no contexto da continuação do bloqueio e do atraso na reconstrução da Faixa de Gaza”, disse um funcionário do Hamas.

Ao se referir ao bloqueio de Israel e do Egito na Faixa de Gaza, ao qual Israel diz ser necessário para impedir a transferência de armas para grupos terroristas palestinos, o funcionário do Hamas disse que o Egito não manteve sua promessa de ajudar a reconstruir Gaza após a guerra de 11 dias entre Israel e o Hamas em maio.

Acusando ainda que o Egito não permite que os palestinos deixem Gaza e cruzem a fronteira Egito-Gaza, o funcionário afirma que o comportamento do Egito viola sua promessa de obrigar Israel em troca do compromisso da resistência em se acalmar.

“Expressamos grande insatisfação com a conduta dos mediadores egípcios e sua retirada de suas promessas à Faixa de Gaza. Não permitiremos que a situação atual continue, e provaremos a credibilidade de nossas palavras”, disse ele.

A guerra de Gaza deste ano começou depois que o Hamas disparou foguetes contra Jerusalém. Desde então, o Hamas e Israel têm mantido negociações indiretas com o objetivo de estabilizar um frágil cessar-fogo entre os dois lados, dependendo do Egito para mediar as conversações.

“A resistência não permitirá que o bloqueio aos palestinos continue”, disse Ahmed al-Mudalal, funcionário do PIJ na Faixa de Gaza, de acordo com a CBN News.

Trending

Sair da versão mobile