Siga-nos!

Internacional

Grã-Bretanha inclui todo o Hezbollah à lista de organizações terroristas

Ministério das Finanças também anunciou que recursos de pessoas ligadas a organização serão congelados.

em

Hezbollah (Foto: AP Photo/Mohammed Zaatari, File)

O Ministério das Finanças da Grã-Bretanha anunciou nesta sexta-feira (17) que adicionou toda a organização Hezbollah à lista de grupos terroristas, o que permitirá o congelamento de ativos.

Segundo a Agência France Presse, a ala militar da organização xiita libanesa já estava na lista, mas agora todo o grupo passou a fazer parte, o que permite maiores ações para desintegrar o fluxo financeiro do grupo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Através da decisão, qualquer indivíduo ou instituição com contas ou serviços financeiros que favoreçam o Hezbollah poderão ser suspensos ou processados, respondendo inclusive por crimes na Grã-Bretanha.

Ao anunciar a decisão, o ministério destacou que o grupo “negou publicamente que haja distinção entre suas alas militar e política”.

“O grupo na sua totalidade é considerado preocupado com o terrorismo e foi proscrito como uma organização terrorista no Reino Unido. Esta lista inclui a ala militar, o conselho da Jihad e todas as unidades que se reportam a ela, incluindo a organização de segurança externa”, informou.

Um porta-voz do Ministério das Finanças destacou que a mudança faz parte de uma revisão anual do registro de congelamento de ativos.

“O Reino Unido continua comprometido com a estabilidade do Líbano e da região, e continuamos a trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros libaneses”, acrescentou o porta-voz.

Continua depois da publicidade