Siga-nos!

Internacional

Gospel Prime acompanha brasileiros em viagem às Terras Bíblicas

Portal participa pela segunda vez de caravana de cristãos para conhecer as terras por onde personagens bíblicos andaram.

em

O portal Gospel Prime está fazendo parte da caravana do ministério Beth-Shalom/Chamada da Meia-Noite que está visitando Terras Bíblicas entre Abril e Maio de 2015. A primeira parada foi em Roma, onde os participantes puderam conhecer a capital da Itália, que já foi considerada a “Capital do Mundo” 21 séculos atrás.

Fundada em 753 a.C., sobre sete montes, Roma é parte indelével da história do Cristianismo. Entre suas centenas de ruínas e monumentos, conta parte da história relatada nos Evangelhos e no Livro de Atos.

A fundação, mais tarde, do império Romano era uma das maiores façanhas políticas de todos os tempos. As conquistas de Alexandre Magno e de Carlos Magno, em comparação com a durabilidade da obra de Júlio César e Augusto, parecem feitos de menor importância. Durante o reinado de Augusto, Jesus Cristo nasceu; sua crucificação aconteceu no reinado de Tibério.

Júlio e Tibério mantiveram boas relações com os judeus. Cláudio, porém, decretou que todos os judeus se retirassem de Roma (At 18.2), por causa dos tumultos relacionados com a pregação do cristianismo. Todavia, havia muitos judeus em Roma por ocasião da visita de Paulo, At 28.17.

O Apóstolo ficou preso nessa cidade pelo espaço de dois anos, habitando na sua própria casa alugada, com um soldado a guardá-lo, At 28.16,30. Ele era mantido preso a esse soldado com cadeias ou grilhões, segundo o costume romano, At 28.20; Ef 6.20; Fp 1.13. No reinado de Cláudio, deu-se o martírio de Tiago, irmão de João, At 12.1,2. Nero governava, quando Paulo apelou para César, At 25.11.

Além disso, cinco das epístolas de Paulo foram escritas de Roma, uma delas escrita pouco tempo antes de sua morte. Nesse tempo a população da cidade era de 1.200.000 habitantes. A metade da população constituía-se de escravos e uma grande parte das pessoas livres vivia de esmolas. Somente quando Constantino, pôs fim à cruel perseguição contra os cristãos em 303 d.C., e permitiu a livre prática de seus cultos.

Ao visitarmos as ruínas do Coliseu é possível vislumbrar que o preço de sangue que os cristãos dos primeiros séculos pagaram pelo seu testemunho. O Coliseu atual serve como um monumento memorial do grande número de mártires cristãos que dentro de sua arena eram lançados às feras. Um tremendo contraste com o luxo e a ostentação do Vaticano (que situa-se geograficamente dentro de Roma).

Arco de Tito.

Ao lado do Coliseu, no monumento conhecido como “Arco de Tito”, registra-se como o general romano Tito, que comandou a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C, deu cumprimento ao que foi profetizada por Jesus em Lucas 19.41-44.

Após a visita à Roma, o grupo de brasileiros que faz parte da caravana da Chamada segue para Grécia.

Confira a galeria de fotos:

* Jarbas Aragão a convite da Chamada da Meia-Noite, com colaboração do pastor Jamil Abdalla Filho.