Siga-nos!

estudos bíblicos

Glorificados em Cristo

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical da Lição 13 do trimestre sobre “A obra da salvação”

em

Cruz. (Photo by Aaron Burden on Unsplash)

II. A PLENA SALVAÇÃO NOS CÉUS

Há muitas dúvidas pertinentes e curiosidades impertinentes sobre a ressurreição e a eternidade. Todavia, contentemo-nos com o que nos foi revelado, sabendo que, conforme palavras do apóstolo João, “ainda não se manifestou o que haveremos de ser, mas quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é” (1Jo 3.2). Como disse Paulo, “Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial” (1Co 15.49). Aqui podemos pecar; com aquele corpo glorioso não poderemos mais pecar, pois seremos não mais semelhantes ao “homem terreno”, mas semelhantes ao homem “celestial”. Ou seja, na ressurreição não seremos feitos como Adão antes do pecado, mas seremos feitos como Jesus sem pecado! Deste modo, a incorrupção do corpo ressurreto não diz respeito apenas à ausência de corrupções físicas, mas também à ausência de corrupções morais e espirituais. Como Cristo foi em tudo livremente obediente ao Pai, nós também seremos verdadeiramente livres, no sentido mais puro desta palavra!

Transcrevo abaixo um trecho de meu livro A Mensagem da cruz: o amor que nos redimiu da ira (Leve, 2016), onde discorro nas páginas 120 e 121 sobre a maravilhosa benção da glorificação dos santos e a salvação plena que desfrutaremos no céu:

GLORIFICAÇÃO – é a última experiência da vida cristã, o estado eterno dos salvos, a transformação final e definitiva que nos colocará nas condições adequadas para as moradas eternas do céu. O evangelista D. L. Moody disse certa vez que “Alguns creem que quando chegam ao Calvário já possuem o melhor, mas existe algo melhor que lhes aguarda: a glória” (3). A regeneração, a justificação e a santificação são bênçãos maravilhosas de Deus operadas em nós. Mas a glorificação é o ápice de todas estas obras! É o ponto mais elevado dentro da obra da redenção a que Cristo nos conduz. Na glorificação, não só veremos a Cristo como ele é, como também “seremos semelhantes a ele” (1Jo 3.2). “Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial” (1Co 15.49).

Quando experimentarmos a glorificação, alcançaremos finalmente o propósito para que Cristo morreu, religar-nos com Deus para sempre, e então teremos alcançado plenamente o poder da vida eterna, poder este superior a qualquer outro experimentado aqui em nossa jornada da fé. O pregador norte-americano David Wilkerson disse acertadamente:

“O pleno poder da vida eterna é maior do que o poder pentecostal que recebemos. É maior do que o poder de curar os enfermos, de expulsar os demônios, e de realizar grandes obras. É maior do que o poder de testemunhar, e ainda maior do que o poder de levantar os mortos. Logo mais não teremos necessidade do poder divino como mencionado nos exemplos acima, porque ingressaremos numa nova era. Na nova esfera de vida à qual pertenceremos, o Espírito Santo operará livremente (como operou em Jesus). Ali não haverá necessidade de expulsar demônios, nem de ressuscitar mortos. Ali a vida eterna fluirá sem fim em todos os remidos” (4).

– Glorificados por Cristo por causa do sangue de Cristo

Concluo nosso estudo de hoje ressaltando que a vida eterna, a ressurreição de nosso corpo e a posse da glória celestial que nos está sendo preparada só nos serão possíveis por causa do precioso sangue de Cristo vertido na cruz e da plena aprovação que o Pai deu à obra redentora de seu Filho amado. Não nos esqueçamos que o tema geral deste nosso trimestre é “A Obra da salvação – Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida”. Sim, foi com sangue que Cristo lavou-nos dos nossos sujos procedimentos de outrora! Foi com sangue que Cristo escreveu nosso nome no livro da vida! Foi com sangue que Cristo reconstruiu a ponte de acesso e aproximação do Pai! Foi com sangue que Cristo ungiu-nos para uma nova vida! E é somente por este sangue que teremos nosso direito confirmado para receber o corpo glorificado, imortal e incorruptível quando ele vier nos buscar! Novamente cito para findarmos este estudo um trecho de meu livro:

Todas estas bênçãos só nos são possíveis mediante a cruz de Cristo. Regeneração, justificação, santificação, glorificação – são todas dádivas de Deus que emanam do Calvário! Nada disso teríamos se não fosse pelo sangue de Jesus vertido no madeiro.

Que imensurável glória nos aguarda além do túmulo, pois mesmo que padeçamos morte cruel, Cristo nos promete: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente…” (Jo 11.25,26). Que bendita esperança é dada aos salvos em Jesus Cristo! Não são grandes gênios da ciência que nos prometem viver eternamente, não são ervas medicinais nem cosméticos milagrosos que nos rejuvenescerão… é o Cristo que deixou sua tumba vazia para trás que promete: “Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna” (Jo 6.47). Crês tu nisso, amado leitor?

Deus te abençoe, boa aula neste domingo e um feliz Natal a toda sua família!!!

___________________

REFERÊNCIAS:

(1) Myer Pearlman. Conhecendo as doutrinas da Bíblia, 3 ed., Vida, pp. 372,3

(2) conforme está registrado no Diário do Pioneiro Gunnar Vingren, compilado por Ivar Vingren, quando recém-chegado ao estado de Alagoas no mês de maio de 1914, Vingren orou por muitos irmãos na casa de um adventista chamado Simplício. Alguns foram curados, mas uma experiência incomum ocorreu ali e é registrada por Gunnar Vingren em seu diário: “Enquanto eu estava orando, um homem foi alcançado pelo poder de Deus de maneira tão forte, que por duas vezes foi levantado bem alto do chão. Louvei muito ao Senhor, e senti grande gozo no meu Deus”. fonte: Diário do pioneiro Gunnar Vingren, 5 ed., CPAD, p. 75.

(3) D. L. Moody. Sermão O sangue, parte 2, pregado no século 19.

(4) David Wilkerson. Toca a trombeta em Sião, CPAD, p. 143

Páginas: 1 2

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros.

Trending