justiça

Gilmar Mendes dá 10 dias para Bolsonaro explicar acusação de fraudes em urnas

Partido Rede Sustentabilidade pele multa de 100 mil reais ao presidente.

em

Nesta quinta-feira (24) o ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF), deu dez dias para o presidente Jair Bolsonaro apresentar informações sobre as várias declarações que fez sobre fraudes na eleição.

A ação foi movida pelo partido Rede Sustentabilidade, legenda da oposição ao governo, que entrou com o pedido ao Supremo para multar Bolsonaro em 100 mil reais caso ele não apresente as provas das alegações sobre o sistema de votação eletrônico.

Como de costume, Gilmar também abriu um prazo para a Procuradoria Geral da República (PGR) se manifestar sobre o processo.

Além da multa, o partido pediu que o presidente e seus assessores fossem proibidos de falar publicamente sobre a existência de fraudes eleitorais no Brasil, sob pena de crime de desobediência.

O ministro Luís Felipe Salomão, corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também pediu ao presidente da República explicações sobre o assunto no início desta semana.

Salomão também determinou que fosse aberto um procedimento administrativo para apurar se existe ou não informações concretas que possam ter comprometido os pleitos de 2018 a 2020, além do pedido de explicações, segundo a AE.

Trending

Sair da versão mobile