Siga-nos!

mundo

Flórida quer revogar o status especial da Disney, após promoção LGBT

Após desavenças com Flórida, Disney revela estar buscando outros estados para deslocar seu parque temático.

em

Disney (Foto: Brian McGowan/Unsplash)

Na quinta-feira (21), as Câmaras do Legislativo da Flórida aprovaram o projeto de lei 70-38 para acabar com o distrito fiscal especial da Disney que permite que a empresa governe a terra do seu parque temático Disney World. Atualmente, o projeto de lei irá para o Governador Ron DeSantis, que é esperado que assine o mesmo.

Vendo a ação dos legisladores como uma ameaça, Walt Disney Co. alertou a Flórida que está procurando outros estados para se mudar. O governador do Colorado, Jared Polis, está tentando recrutar a Walt Disney Co. para construir um parque temático em seu estado.

O Projeto de Lei 4C aprovado pelo Senado na quarta-feira afirma que “Qualquer distrito especial independente estabelecido por um ato especial antes da data da ratificação da Constituição da Flórida em 5 de novembro de 1968, e que não foi restabelecido, re-ratificado ou reconstituído por um ato especial ou lei geral após 5 de novembro de 1968, é dissolvido a partir de 1º de junho,  2023.”

Embora o projeto de lei não mencione pelo nome, o Distrito de Melhoria de Reedy Creek contendo o parque temático Walt Disney World seria impactado se o Projeto de Lei 4C do Senado se tornasse lei.

De acordo com The Christian Post, o deputado estadual da Flórida, Spencer Roach, um defensor da legislação, explicou as implicações para o Distrito de Melhoria de Reedy Creek que foi estabelecido em 1967.

“Eles são seu próprio governo. Eles estão isentos de todos os regulamentos municipais e da maioria dos regulamentos estaduais. Legalmente, de acordo com a lei, a Disney poderia construir uma usina nuclear lá e não poderíamos fazer nada sobre isso”, disse.

Além disso,  Roach caracterizou o Distrito de Melhoria de Reedy Creek como uma “aberração do mercado livre”, empurrando para trás a ideia de que o movimento para abolir o distrito era “retaliatório”.

O deputado ainda observou que outros parques temáticos da Flórida, como Busch Gardens e Universal Studios, não desfrutam dos mesmos privilégios especiais que a Disney World, que tem autoridade para construir edifícios sem solicitar “qualquer uma das licenças regulatórias”.

Trending