Siga-nos!

Educação Financeira

Finanças, tentações e suas consequências

Esforço e cuidado para ter sempre boa saúde física, espiritual e financeira

Reinaldo Domingos

em

Queridos irmãos, no artigo de hoje vou abordar sobre as famosas tentações, que acabam comprometendo nossas finanças. Diariamente estamos expostos a promoções, condições especiais de pagamento, propagandas, remarketing e tantas outras coisas que nos fazem agir por impulso e compulsivamente.

Dar deveras importância as posses, independente da necessidade, não praticando o consumo consciente significa ter uma vida de mais pecados, muitas vezes, sem perceber que está tomando esse rumo. Somente quando está no fundo do poço e não encontra o caminho de volta é que se busca Deus para iluminar e ajudar a enxergar a melhor saída.

Mas é natural que, quando nos abrimos a essas possibilidades de consumo exacerbado, isso comece a se tornar um hábito, fazendo com que sejamos cada vez mais pecadores e percamos o controle de nossa vida financeira.

Para encontrar um pouco de força e não deixar que as tentações tomem conta, lembro um trecho de Coríntios 10:12-13. “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar”.

Ou seja, nosso Senhor sempre estará à disposição para aqueles que se redimirem e quiserem trilhar o bom caminho e auxiliará seus filhos nessa empreitada. Mas não adianta ter uma vida toda de pecados e depois achar que tudo se resolverá sozinho. É preciso fazer por onde, mudar o comportamento e entender, de uma vez por todas, o que deve ser prioridade para viver dignamente junto a Deus.

Sendo assim, em vez de se deixar levar por pequenos e momentâneos prazeres do consumo, por que não “investir” outra coisa: esforço e cuidado para ter sempre boa saúde física, espiritual e financeira?

Reinaldo Domingos está à frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin –www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Trending