Siga-nos!

sociedade

Fãs de Anitta manipularam algoritmo para levá-la ao topo

Site mostrou que cantora retuitou estratégia para levar música ao topo.

em

Anitta
Anitta (Foto: Vianney Le Caer/AP)

Um estudo feito pelo canal Tilt, do UOL, explicou como fãs da cantora Anitta manipularam o algoritmo para levá-la ao topo do Spotify, com a música Envolver, que vem sendo apontada como de extremo mal gosto.

A música com letra de baixo calão chegou ao topo global da plataforma de streaming em março, com 6,4 milhões de execuções (4,1 milhões vindas do Brasil).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Agora, a cantora vem sendo apontada como uma das responsáveis por uma estratégia para manipular o algoritmo do Spotify, que determina quem vai para o topo do ranking das canções mais ouvidas.

O canal apontou que em 14 de março, a conta do Twitter de Anitta retuitou um seguidor que ensinava, passo a passo, como criar mais de uma conta e elaborar playlists em que Envolver tocaria várias vezes, ao longo de horas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Era uma estratégia perfeita para driblar as exigências do Spotify – por exemplo, se você só clicar na música e apertar o botão de ‘repetição’, os algoritmos conseguem detectar e não contabilizam o play”, explica.

Ainda de acordo com o canal, o site Rest of World identificou mais de 100 playlists com nomes como “Envolver #1”, “Stream Envolver”, “Envolver stream party”, and “Envolver 20x”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Muitas delas diziam na descrição que o objetivo era levar Anitta ao topo. Algumas traziam mais instruções ‘algoritmicamente corretas’: ‘toque uma vez por dia, não deixe no modo aleatório e aumente o volume'”, diziam.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending