Siga-nos!

igreja

Estudo mostra crescimento de igrejas multirraciais nos EUA

Estudo será publicado no Scientific Study of Religion.

Michael Caceres

em

Transformation Church
Transformation Church (Foto: Reprodução/Facebook)

Um artigo sobre o estudo das congregações nacionais, baseado na quarta onda, descobriu que o número de congregações multirraciais no Estados Unidos aumentou bastante nos últimos 20 anos. Segundo o estudo, o crescimento foi de 16% em 2019, comparados com 6% em 1998.

Sobre o termo multirracial, foram definidas como uma congregação onde nenhum grupo racial ou étnico constituía mais de 80% dos participantes da congregação. O estudo também apontou que cada vez mais pastores negros estão liderando essas igrejas multirraciais.

Pastores negros

A Transformation Church, foi fundada por Derwin e sua esposa Vicki, no condado de Lancaster, Pensilvânia, há 10 anos. Eles queriam reunir uma congregação que fosse composta pela demografia racial das escolas públicas do outro lado da fronteira com Charlotte, Carolina do Norte.

A igreja que é liderada por um pastor negro, Derwin, hoje encontra-se com sua congregação 58% branca, os restantes são negros, latinos e asiático. O condado apresenta-se com 71% de pessoas brancas e 21% negro. A congregação continua prosperando e conta também com milhares de pessoas assistindo aos seus cultos no final de semana.

Um jogador de futebol negro que virou pastor, Gray, disse que enxerga as diferenças da seguinte maneira: “Temos uma crença fundamental de que a obra de Jesus Cristo não apenas perdoa os pecados das pessoas, mas cria uma família de peles de cores diferentes. Esta é a família prometida a Abraão”.

Divergências do estudo

O estudo será publicado no próximo mês pelo Journal For The Scientific Study of Religion. As amostras foram coletadas em nível nacional com 1.262 entrevistados, sendo eles líderes religiosos ou congregacionais.

Apesar das boas novas dos estudos, os autores alertaram que em sua maioria, os negros que aderem as congregações brancas e não vice-versa. Além do mais, a maioria das congregações multirraciais não conseguem prosseguir e quebram.

Korie Little Edwards, socióloga da Ohio State University escreveu que “De muitas maneiras (pessoas de cor) devem se assimilar à cultura branca dominante. Eles acabam tendo que esconder ou abrir mão de suas próprias preferências culturais e minimizar sua identidade étnica e racial”.

As igrejas que começaram a serem multirraciais, dizem que é um processo em andamento e que vale a pena. Nos Estados Unidos ainda permanecem as igrejas brancas conservadoras.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending