Siga-nos!

igreja

Estátua em homenagem a Billy Graham será instalada no Capitólio dos EUA

Evangelista figurou por 60 anos entre as dez pessoas mais admiradas do país.

em

Billy Graham pregando (Reprodução)

Uma estátua de tamanho real do falecido evangelista Billy Graham será instalada no Capitólio dos Estados Unidos, entre as outras da famosa coleção National Statuary Hall, uma sala dedicada a homenagear pessoas que marcaram a história do país.

O Capitólio é o prédio que serve como centro legislativo do Estado americano e a estátua será criada pelo escultor Chas Fagan, famoso por já ter trabalhado em várias estátuas de figuras religiosas, como São João Paulo II para o Santuário Nacional São João Paulo II de Washington, e Madre Teresa para a Catedral Nacional de Washington.

Ao todo, a coleção de estátuas do Capitólio dos EUA reúne 100 estátuas de pessoas que se destacaram, sendo duas de cada estado americano. Nativo da Carolina do Norte, Graham substituirá Charles Aycock (1859–1912), ex-governador que é apontado como supremacista branco.

Em 1898, Aycock ajudou a organizar um motim e um golpe racial em Wilmington, Carolina do Norte, em que um governo local composto por negros americanos foi derrubado e substituído por oficiais brancos. A outra estátua da Carolina do Norte é de Zebulon Vance (1830 a 1894), um ex-governador e senador dos EUA que também era oficial militar confederado.

Graham obteve amplo apoio do Capitólio dos EUA para ser representado por uma estátua, já que foi um dos maiores evangelistas do século, marcando gerações e contribuindo para a formação protestante do país. O ex-senador do estado, Dan Soucek, chegou a pressionar por uma estátua em homenagem ao evangelista quando ele ainda era vivo.

“Do ponto de vista religioso cristão, Billy Graham é um ícone mundial inegável”, disse Soucek. Ele citou as seis décadas em que Graham apareceu entre as 10 pessoas mais admiradas da revista Gallup Poll .

Parar Franklin Graham, filho do famoso evangelista, disse que recebeu uma projeção da estátua, que mostra Graham na década de 1960, pregando e segurando uma Bíblia em uma mão. Ele lembrou que isso não era o tipo de homenagem que o pai pressionaria para receber, mas que ele gostaria que a Deus fosse glorificado.

“Meu pai ficaria muito satisfeito que as pessoas pensassem nele dessa maneira”, disse ele. “Mas ele gostaria que as pessoas dessem a glória a Deus e não a si próprio”.

Para evitar acusações de gastos desnecessários, a Associação Evangelística Billy Graham se colocou a disposição para ajudar na arrecadação do valor necessário para a estátua e sua instalação, estimado em US$ 650.000.

Trending