Siga-nos!

Mundo Cristão

“Estar online é a única maneira de sermos uma igreja”

Seu computador é seu púlpito e o telefone, seu escritório pastoral.

Portas Abertas

em

Igreja On-line
Pastor Kouroush tem a missão de reunir cristãos secretos no Irã. (Foto: Portas Abertas)

Impossibilitados de se encontrar com segurança em uma igreja física, os cristãos se juntam aos cultos online da igreja e recebem cuidados pastorais à distância. O pastor Kouroush* rola suas mensagens que chegam de vários lugares do Irã.

“Eu tenho 76 novas mensagens”, mostra no seu laptop. Ele clica no botão play e ouve uma mensagem de voz. “Um dos membros da minha igreja acabou de me dizer que o marido começou a ler a Bíblia. Aleluia!”.

Leia mais...

Onde quer que esteja, em qualquer momento, Kouroush está sempre presente para os membros de sua igreja. Mesmo quando o encontramos neste lugar seguro em algum lugar fora do Irã para a entrevista.

Quando nos sentamos para conversar sobre as pessoas a quem ele serve, os cristãos isolados, ele se torna apaixonado. “Louvamos a Deus que Ele se faz conhecido para muitos iranianos”, ele começa, “mas muitos deles estão isolados”.

Kouroush compartilha que se tornou mais difícil para os novos cristãos entrarem em contato com outros cristãos nos últimos anos. “O governo proibiu as igrejas de cristãos convertidos do islamismo. E enquanto a igreja está indo cada vez mais para o subterrâneo, o governo também começou a se infiltrar lá”, conta.  Ele afirma que o governo tem criado igrejas domésticas, com agentes infiltrados, para prender cristãos novos convertidos.

Para dar aos novos cristãos isolados a oportunidade de crescerem na fé em um lugar seguro, a igreja online foi estabelecida. Porém, apesar de relativamente segura, ela não está totalmente fora de perigo.

Mas Kouroush sorri quando fala sobre as primeiras reuniões ao telefone com aqueles novos cristãos, um momento especial a cada vez. “Depois de meses de busca, eles finalmente encontraram um companheiro que pudessem confiar. Entrar para a igreja online é apenas o começo da jornada do novo cristão com Jesus”, explica.

Alguns deles nem mesmo sabem orar, e o conhecimento deles sobre a Bíblia é muito limitado. “É incrível como o Espírito está trabalhando no Irã; Eu sou tocado por isso e outra vez. As pessoas ligam para me contar como entregaram sua vida a Jesus depois de saber muito pouco sobre ele. Mas o que eles sabem, ou sentem Dele, é tão forte que dariam qualquer coisa para se aproximarem mais de Jesus”.

Na igreja online, os cristãos têm todas as oportunidades para aprender mais e crescer em sua fé. Eles podem se unir aos ensinamentos da Bíblia e orar e adorar junto com outros sem ter que revelar sua identidade.

“Nossos momentos de oração são especialmente poderosos”, diz Kouroush, “os membros podem entregar os pedidos de oração via chat e depois oramos juntos. Oramos pela cura dos membros da família ou para Senhor para curar nossos próprios corações. E ele nos ouve”.

Às vezes, o pastor Kouroush tem a oportunidade de conhecer os novos cristãos pessoalmente.

“Não consigo descrever como isso é. Às vezes nos abraçamos e choramos por alguns minutos”, diz ele. Muitas vezes, os cristãos são batizados por Kouroush durante tal reunião. “Isso é algo que muitos deles estão ansiosos desde que começaram a seguir a Jesus.  Toda vez que estou em contato com crentes isolados, posso sentir sua fé. Eles são tão fiéis, tão fortes. Eles estão arriscando muito escolhendo crer em Cristo em seu contexto, mas ainda assim eles o fazem”.

Para saber mais sobre a Igreja Perseguida no Irã, acesse www.portasabertas.org.br/categoria/lista-mundial/ira

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus

Continue lendo