Siga-nos!

justiça

“Esse defunto foi enterrado”, diz Barroso sobre voto impresso e auditável

Ministro salientou que a participação dos 22 partidos na cerimônia do TSE mostra transparência e segurança.

em

Luís Roberto Barroso
Luís Roberto Barroso (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (SE), disse nesta segunda-feira (4) que a questão do voto auditável já foi eliminada: “esse defunto foi enterrado”, declarou ele depois da cerimônia de abertura dos códigos-fonte das urnas.

“Acho que, finalmente, esse defunto foi enterrado”, afirmou Barroso.

Presidentes de 22 partidos compareceram ao TSE para o evento. A Corte decidiu realizar a medida um ano antes do tradicional com o objetivo de mostrar transparência eleitoral para a população.

“Tradicionalmente, os partidos políticos eram convocados a participar desse processo, a fiscalizar o desenvolvimento do programa. Na prática, eles confiavam tanto no sistema que, simplesmente, não compareciam. Portanto, tivemos a preocupação de tentar mudar esse comportamento e fazer os partidos participarem do processo, para terem certeza da sua transparência, segurança e idoneidade”, destacou o ministro.

Barroso destacou ainda que ficou feliz com o elogio feito pelo presidente Jair Bolsonaro diante da presença de um militar na Comissão de Transparência eleitoral e disse que a presença das Forças Armadas é importante.

Trending