Siga-nos!

mundo

Especialistas alertam sobre sonho da Turquia de reviver Império Otomano

Recep Tayyip Erdogan tem procurado expandir controle territorial.

Michael Caceres

em

Recep Tayyip Erdogan
Recep Tayyip Erdogan (Foto: Reprodução/Presidência da Turquia)

Estudiosos do Oriente Médio vem alertando nos últimos anos sobre as políticas expansionistas do turco Recep Tayyip Erdogan. A ambição do presidente está alcançando até Jerusalém.

O diretor executivo do Xentro de Repostagem e Análise do Oriente Médio, Seth Frantzman, disse ao jornal que: “A Turquia é a maior ameaça emergente para o Oriente Médio”. Outros analistas também dizem que o mundo está testemunhando uma Turquia que quer guerra surgindo.

Frantzman explicou que Tayyip, atacou no ano passado o leste da Síria, atacou e varreu os cristãos etnicamente. Invadiu e atacou não só os cristãos, mas também os Afrin de cursos e yazidis.

Ele tem apoiado o ataque a Armênia, principalmente aos cristãos, incitando os azerbaijanos à guerra, afim de conquistar um território armênio pertencente a milhares de anos aquele povo.

Ele também tem ameaçado nos últimos seis meses, a Grécia, também a Chipre, Israel, Egito e os Emirados Árabes Unidos. Ele não para com suas ameaças.

Erdorgan mostrou ao mundo que quer restaurar o passado otomano da Turquia ao transformar a Hagia Sophia, que já foi a maior igreja cristã, em uma mesquita em funcionamento, segundo Mike Kerem, um analista do Oriente Médio.

De acordo com a CBN News, ele explicou que a Turquia havia preservado a igreja do Hagia Sophia, porque ela estava sendo usada como museu onde todos se reuniam.

No mês passado Erdogan declarou que a cidade de Jerusalém é turca: “nesta cidade que tivemos que sair aos prantos durante a primeira guerra mundial, ainda é possível encontrar vestígios da resistência otomana. Portanto, Jerusalém é a nossa cidade”, declarou ele.

“Acho que temos que admitir que a retórica de Ancara hoje é uma retórica que se parece exatamente com a retórica iraniana e que, aliás, é exatamente o que os Emirados Árabes Unidos e outros amigos dos EUA e de Israel dizem, que é que Irã e Turquia estão do mesmo lado “, disse Frantzman.” Ambos são extremistas religiosos”, completou ele.

Basicamente o seu objetivo é limpar a Turquia de todos os cristãos não turcos, qualquer protestante estrangeiro, vivendo e trabalhando na igreja turca, eles já foram decretados como ameaça a segurança nacional. Alguns acreditam que a Turquia é a maior ameaça para o Ocidente junto com o Irã.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending