Siga-nos!

arqueologia bíblica

Especialista diz que locais de milagres de Jesus podem ter mudado com o tempo

Localização exata de Betsaida provou ser uma fonte de controvérsia.

Michael Caceres

em

Jesus dentro de casa em Cafarnaum (Free Bible Images)

Para o professor Rami Arav, do departamento de filosofia e religião e do departamento de história da Universidade de Nebraska, alguns lugares onde Jesus Cristo realizou milagres podem ter mudado com o tempo, citando como exemplo Betsaida, cidade próxima do Mar da Galileia.

Arav é um dos estudiosos que apontam que uma vila descoberta recentemente em um sítio arqueológico é realmente a vila onde Jesus alimentou 5.000, andou sobre as águas e curou cego. Apesar de alguns arqueológicos discordarem, ele afirma que realmente se trata de Betsaida.

Os arqueólogos concordam que a vila realmente tem gerado muitas controvérsias quanto a sua localização exata, mas Arav diz que após 30 anos de pesquisas e escavações por arqueólogos, uma equipe que escava no sítio arqueológico de Et-Tell, no norte de Israel, tem certeza de que possui evidências de que realmente se trata de Betsaida.

O professor de Nebraska avalia que o fato de o Mar da Galiléia estar bem no meio da fenda sírio-africana, está sujeita a mudanças tectônicas, o que pode ter ocorrido em relação aos lugares onde Jesus Cristo realizou os milagres e que agora geram dúvidas.

“O Mar da Galiléia está bem no meio da fenda sírio-africana e está sujeito a mudanças tectônicas”, disse ele.

Outros pesquisadores apontam diferentes locais que poderiam ser identificados como Betsaida, incluindo el-Araj, um sítio a aproximadamente 200 metros da costa do mar. Mas Arav defende que o achado é na verdade um acampamento militar e não a verdadeira Betsaida.

Trending