Siga-nos!

igreja perseguida

Erdogan converte outra igreja histórica em mesquita

Igreja funcionava como um museu e agora ficará aberta ao público muçulmano.

Michael Caceres

em

Igreja Bizantina do Santo Salvador
Igreja Bizantina do Santo Salvador (Reprodução)

O ditador turco Recep Tayyip Erdogan converteu mais uma igreja histórica em uma mesquita na última sexta-feira (21), semanas depois de abrir a icônica Hagia Sophia ao culto islâmico, mostrando uma prática recorrente entre os muçulmanos.

A Igreja do Santo Salvador é do século IV, do período bizantino, e já havia sido convertida em mesquita antes, depois sendo adaptada para um museu em Chora, o Museu Kariye, construída perto da antiga Constantinopla como parte de um mosteiro.

O valor histórico da igreja pode ser visto em sua arquitetura, que contém alguns dos mais antigos afrescos e mosaicos bizantinos que sobreviveram ao longo da história. No ano de 1453 a igreja foi convertida em mesquita pela primeira vez, quado o governo laico turco a declarou um edifício público em 1945.

Assim como no caso da Hagia Sophia, a igreja funcionava como museu até este ano, quando Erdogan declarou o local como uma mesquita que deve ficar aberta para rezas muçulmanas. Trata-se de mais uma ação para agradar a comunidade islâmica.

Apesar das críticas internacionais e a acusação de que Erdogan tenta apagar a história cristã no país, se utilizando do Islã político, o ditador não demonstra preocupação.

“É um fato que ficamos magoados com a conversão da Igreja de Hagia Sophia e Chora em mesquitas”, disse o  Patriarca Ecumênico Bartolomeu do Mosteiro de Panagia Faneromeni em Cyzicus,   relatou a Ortodoxia.

“Esses dois monumentos únicos de Constantinopla foram construídos como igrejas cristãs. Eles expressam o espírito universal de nossa fé, bem como o amor e a esperança da eternidade. Os mosaicos e ícones únicos são ‘alimento para a alma e uma visão notável para os olhos’, como diria o escritor e pintor grego Fotis Kontoglou. Eles são parte do patrimônio cultural mundial ”, acrescentou.

Trending