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Equipe de Biden é formada por nomes ligados ao Facebook

Democratas pediam censura contra a maior rede social do mundo.

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Joe Biden durante discurso (Foto: Reprodução/YouTube)

A campanha de Biden achava que deveria derrotar não só Trump, mas o Facebook, porém o cenário mudou e pessoas próximas ao CEO da rede social, Mark Zuckerberg, já se tornaram participantes da transição do governo Biden.

O copresidente da equipe de transição de Biden, Jeff Zients, é um ex-membro do conselho do Facebook, e um outro ex-conselheiro da empresa atua como consultor da equipe do democrata. Dois outros também assumiram posições de liderança na equipe de Biden, um ex-diretor do Facebook e outro lobista de empresas.

A proximidade e a aparente relação de amizade com um importante executivo do Facebook, Nick Clegg, que é ex-ministro do Reino Unido, também pesa sob a campanha de Biden. Essa composição está gerando reações inusitadas dos democratas.

Semana passada, Patrick Stevenson, chefe de mobilização do DNC, tuitou que “as duas maiores ameaças institucionais à nossa democracia são o Partido Republicano e o Facebook”. Outro que usou os argumentos contra a plataforma foi Bill Russo, que argumentou que o Facebook está “destruindo o tecido da nossa democracia”.

Durante a sua campanha eleitoral esse ano, Biden assumiu:  “Nunca fui fã do Facebook, como você provavelmente sabe. Nunca fui um grande fã de Zuckerberg ”, disse ele ao conselho editorial do NY Times, em janeiro. “Acho que ele é um problema real”, acrescentou.

O Facebook garantiu ter tomado medidas de proteção para preservar a integridade da eleição, também alegou ter “destacado informações eleitorais confiáveis, onde quase todos no Facebook e Instagram viram que o ex-vice-presidente Biden era o provável vencedor das eleições nos Estados Unidos”.

A raiva de Biden e dos democratas contra o Facebook começaram desde 2016, quando acharam que a empresa deixava os artistas russos e os conservadores postarem falsidades freneticamente. Se irritaram também porque a ideia de que Clinton falhou porque não aproveitou as ferramentas da plataforma foi instigada pelo Facebook.

“Eles estão permitindo que essas notícias falsas se espalhem e as pessoas as estão vendo, mas não vendo informações reais”, disse Megan Clasen, que foi assessora de mídia sênior paga na campanha de Biden, sobre as eleições.

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