Siga-nos!

vida cristã

Em apostasia histórica, mais de 50% dos alemães deixam Igreja

Previsão é de que queda continue acontecendo ao longo dos próximos anos.

em

Templo da Igreja Evangélica Protestante da Alemanha (Foto: Reprodução/Facebook)

O Cristianismo na Europa já não é mais o que foi, quando grandes avivalistas marcaram o continente, mas agora enfrenta uma das mais baixas frequências de fiéis, onde mais de 50% dos cidadãos já não pertencem a uma denominação cristã.

Há trinta anos, ao menos 70% dos alemães eram membros da Igreja Católica ou da EKD (Igreja Evangélica na Alemanha). Enquanto que há cinquenta anos atrás, mais de 90% dos alemães eram membros de alguma igreja cristã na Alemanha Ocidental.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por outro lado, no ano de 2017 uma queda expressiva já alarmava a situação no país, com cerca de 400 mil alemães deixando as suas igrejas, resultando divulgada pelo Grupo de Pesquisa World Views na Alemanha (Fowid).

De acordo com o The Local, a tendência de queda já vinha causando preocupação, sendo que muitos líderes preveem que a queda continuará acontecendo. A previsão é de que em 2060 apenas cerca de 30% da população ainda será católica ou protestante.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“É uma ruptura histórica, pois, como um todo, é a primeira vez em séculos que não é mais ‘normal’ ser membro de uma igreja na Alemanha”, diz o cientista social Carsten Frerk, do grupo de pesquisa Fowid.

“A tendência de queda vem acontecendo há algum tempo”, disse Frerk. “Mas acelerou mais nos últimos seis anos do que se pensava anteriormente.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending