Siga-nos!

vida cristã

É pecado levar flores ao cemitério? Pastor responde

Pastor Daniel Fich ensina que cristãos podem honrar memória dos que partiram.

Michael Caceres

em

Pastor Daniel Fich (Foto: Reprodução/AD Lajeado)

Nesta segunda-feira (2) se celebra o “Dia dos Finados” ou “Dia dos Fiéis Defuntos”, um feriado católico destinado a rememorar os falecidos, mas comumente usado para reza em favor dos mortos e homenagens por aqueles que já partiram.

O pastor Daniel Fich, presidente da Assembleia de Deus em Lajeado, no Rio Grande do Sul, usou as redes sociais para lembrar que a prática de reza ou orações pelos defuntos não é realizada pelos protestantes. Ele destaca que o protestantismo “considera que as cerimônias de enterro têm por objetivo ajudar os aflitos, isto é, elas estão voltadas para os vivos e não para os mortos”.

Fich destaca que não devemos estar preocupados ou tentar nos comunicar com os mortos, mas que isso se destina aos vivos que “devem aprender, ouvir a mensagem e se preparar para que no momento oportuno venham, por sua vez, a enfrentar também a morte dentro de um clima de

Ele afirma que apesar de ser incompatível com a fé cristã o culto aos mortos, isso “não nos impede de honrar a memória dos que partiram”. Daniel Fich destaca que José, no Antigo Testamento, pediu para que seus ossos fossem levados do Egito para a Terra Prometida (Gênesis 50.25-25) e que esse pedido foi mencionado como um ato de fé (Hebreus 11.22).

“Não vejo nenhuma incompatibilidade bíblica em ornamentar o local onde jaz os restos mortais dos nossos entes queridos, visitando e colocando flores, por exemplo”, destacou.

O pastor afirma que se esse ato tiver o objetivo de honrar aqueles que se foram, essa honra não acaba quando ele morre, destacando que os vivos devem continuar a honrar a memória dos que partiram. “A honra não acaba com a morte, pois o princípio da honra está em quem honra, assim, nós que continuamos vivos devemos honrar a memória dos que partiram”, ensinou.

“Seguindo seus bons exemplos e maneira de viver, trazendo a memória seus feitos e destacando de forma pública seus ensinamentos, mas também, cuidando do local onde depositou-se seus restos mortais. Aliás, foi exatamente isso que as Marias foram fazer no sepulcro de Jesus no domingo de manhã (Marcos 16:1; Lucas 24:1)”, concluiu.
Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending