Siga-nos!

política

Ditador Xi Jinping defende “democracia” na ONU

Presidente chinês criticou intervenções militares em outros países a fim de promover democracia.

em

Xi Jinping (Foto: Ng Han Guan/AP)

Nesta terça-feira (21), o presidente da China, Xi Jinping, falou na 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, defendendo o multilateralismo e criticando o “monopólio da defesa da democracia”.

“A democracia não é um direito especial reservado a um único país, mas um direito para os povos de todos os países”, disse o mandatário chinês. O discurso foi feito após a estreia do presidente dos EUA,  Joe Biden, segundo o G1.

Xi fez um discurso calmo e comedido, no entanto, ele criticou indiretamente a América e as movimentações do Ocidente, dizendo que as intervenções militares externas para promover a democracia em outros países, “só causaram danos”, mas não citou nenhum país diretamente.

“Diferenças e problemas entre os países, dificilmente evitáveis, precisam ser tratados por meio do diálogo e da cooperação, com base na igualdade e no respeito mútuo”, disse Xi.

Cooperação na pandemia

O presidente chinês também pautou que o mundo deve “rejeitar a prática de formação de pequenos grupos”, uma referência clara ao acordo recente entre os EUA, Austrália e Reino Unidos que irá fornecer uma frota de submarinos com disparador nuclear ao governo australiano.

Sobre a pandemia, ele disse que o mundo deve cooperar para acabar com a Covid-19 e que a China irá produzir 2 bilhões de doses de vacina até o final deste ano, e que pretende doar 100 milhões dessas doses.

Sobre as acusações do governo dos EUA contra Pequim de não ter agido contra o vírus, Xi ficou contra a “politização das investigações”. Por último , ele comentou sobre as mudanças climáticas e afirmou que a governança global precisa melhorar.

 

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending