Siga-nos!

Política

Dias Toffoli diz que Lava Jato só existe graças ao STF

Ministro diz que STF tem proposto  pactos para o combate a corrupção.

em

Dias Toffoli
Dias Toffoli (Foto: STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal  (STF), ministro Dias Toffoli, concedeu entrevista a Jovem Pan e negou o interesse da Corte em sabotar à Lava Jato.

Dias Toffoli foi além, afirmando  que a operação de combate a corrupção  só  existe graças  ao Supremo. O ministro assumiu os créditos  pelo que chamou de “marcos normativos”.

“A Lava Jato só existe graças ao Supremo Tribunal Federal. Todos os marcos normativos, lei de transparência, lei de acesso à informação, lei de combate à corrupção, a lei que alterou o crime de lavagem de dinheiro, a lei que regulamentou, no Brasil, o combate às organizações criminosas com a possibilidade da delação premiada… Todas elas foram frutos de propostas do STF em dois pactos republicanos”, afirmou Toffoli. Ele diz que não  existiria  Lava Jato sem o STF.

Com um nível  de impopularidade alarmante, o ministro disse que desde 2004 o STF tem proposto  pactos para o combate a corrupção.

“Um [pacto] assinado entre todos os chefes de poderes em 2004, quando era presidente e assinou o documento o ministro Nelson Jobim, e a outro em 2009, também assinado por todos os chefes de Poderes – presidentes da República, do Senado, da Câmara e do Supremo – quando era presidente o ministro Gilmar Mendes. Esses marcos normativos extremamente importantes para combater a corrupção e dar transparência ao Estado foram propostas do STF e aprovados pelo Congresso Nacional, Câmara e Senado, com aval, portanto, do Poder Legislativo, do poder político, e sancionados por presidentes da República. Não existiria Lava Jato sem o STF. É graças ao Supremo que existe Lava Jato”, disse.

  • Estudos Bíblicos 1 dia atrás

    Especialista em pregação bíblica ensina elaborar sermões impactantes em 30 dias