Siga-nos!

Opinião

Dia dos Namorados: mais amor, menos dívidas

“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor”. – 1 Coríntios 13:13

Reinaldo Domingos

em

Queridos irmãos,

Estamos há poucas semanas do Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho. A ocasião é perfeita para os apaixonados, inclusive para os casais que estão juntos há muitos anos, unidos por Deus. O amor é realmente uma dádiva, une as pessoas em uma causa maior.

Nestes muitos anos trabalhando com educação financeira, já orientei diversos casais e sei que não é o dinheiro e tão pouco são os bens materiais que trazem felicidade. Pelo contrário, é o amor que fortalece o casal diante das dificuldades, inclusive quando falta dinheiro.

Por isso a mensagem que venho passar hoje é: não se preocupe em comprar o mais caro presente neste Dia dos Namorados. Se preocupe em amar.

Se a intenção for surpreender, fazer declarações, presentear, ir a restaurantes ou até mesmo viajar, além de romantismo, é preciso ter um preparo financeiro. Caso tenha se organizado com antecedência, parabéns! Faça pesquisas de preços e peça descontos nos pagamentos, assim podem usar as economias para realizar outros sonhos.

Caso não tenha se preparado com antecedência, conheça bem a sua situação, faça um diagnóstico financeiro e evite entrar em uma dívida. Procure algo mais barato, de grande valor afetivo, e comece a poupar mês a mês para realizar um sonho, como fazer a tão sonhada viagem, comprar um carro ou uma casa.

Quando falamos de sonhos, não há limites. E não é preciso ficar com a corda no pescoço para conquistar, basta se planejar com antecedência e poupar um pouquinho por mês. “O amor é paciente”, lembre-se, está no 1º livro de Coríntios (13:4).

Se estiver com poucos recursos, procure outras formas de demonstrar o amor, como cozinhar um prato especial, fazer uma colagens de fotos ou até mesmo escrever uma carta a mão. Se não for bom com as palavras, que tal dedicar uma música e lembrar de todas as coisas boas já vividas?

Agora se o casal estiver passando por dificuldades financeiras, um excelente presente seria um livro ou mesmo um curso de educação financeira. Este seria o primeiro passo rumo a uma mudança de comportamento para que a vida a dois seja ainda melhor.

Reinaldo Domingos está à frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin –www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Trending