Siga-nos!

arqueologia bíblica

Descoberta arqueológica aponta para idolatria entre os israelitas

Pedra encontrada indica divindade dos cananeus em templo de Judá.

em

Pedra arqueologica
Pernas de um deus cananeu em um templo de Judá. (Foto: Reprodução/David Rafael Moulis)

Foi encontrado em um santuário de Judá, perto de Jerusalém, partes de uma estátua de uma antiga divindade Cananeia da época do Templo do Rei Salomão.

O santuário encontrado se parece bastante com as descrições bíblicas do Primeiro Templo, podendo se observar as crenças e rituais que eram realizados na época em Jerusalém.

Esse achado pode verificar a veracidade da suspeita de longa data que no período do Primeiro Templo, ou seja, há 3 mil anos atrás, a religião dos israelitas era diferente da anicônica e monoteísta que o judaísmo se tornou mais tarde.

Aparentemente, os israelitas não adoravam só a Yahweh, mas vários deuses, incluindo o infame Baal.

A pedra desgastada foi encontrada no templo da antiga comunidade de Motza, a apenas seis quilômetros do Monte do Templo em Jerusalém.

O artefato pode ser uma pedra que se quebrou de forma incomum, no entanto, parece mais ser parte de um relevo feito pelo homem para representar as pernas de uma figura de pé, para os arqueólogos é algo bem típico das imagens religiosas levantinas e cananeias nas quais divindades, governantes e seres místicos eram retratados em pé.

O relevo mostra uma figura com os pés apontando na mesma direção, era a forma que o antigo Oriente Próximo costumava representar suas divindades atacando a tempestade como Baal, explicou a arqueóloga Shua Kisilevitz, que encontrou a pedra enigmática.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending