Siga-nos!

Sociedade

Derrota para Lava Jato: STF decide passar crimes comuns para Justiça Eleitoral

Decisão pode beneficiar políticos investigados ou já condenados

Avatar

em

STF
STF. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Publicidade


Nesta quinta-feira (14), o Supremo Tribunal Federal decidiu, por 6 votos a 5, atribuir à Justiça Eleitoral os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro associais a delitos eleitorais como a prática de caixa dois. A decisão é considerada como uma derrota para a operação Lava Jato.

Nesta quarta, os ministros Marco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes votaram para que esses casos sejam passados para a Justiça Eleitoral. Já o ministro Edson Fachin, relator na Lava Jato no STF, defendeu que os processos devem ser divididos, deixando para a Justiça Federal os crimes de corrupção.

Publicidade

Leia mais...

Seguiu a linha de Fachin o ministro Roberto Barroso, defendeu que os crimes contra o sistema financeiro e a ordem econômico-financeira, ainda que relacionados a crimes eleitorais, devem ser julgados pela Justiça comum. Rosa Weber, Luiz Fux e Carmén Lúcia também votaram neste sentido.

Já os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli seguiram o voto do relator Marco Aurélio e assim defenderam que a Justiça Eleitoral será responsável pelos casos.

Publicidade

Vale lembrar que a decisão poderá significar a revisão dos processos e julgamentos já realizados pela Justiça Federal na Operação Lava Jato, políticos denunciados ou condenados como Luiz Inácio Lula da Silva,  Michel Temer, Dilma Rousseff, Aécio Neves, José Serra, Eduardo Paes e outros poderão ser beneficiados com esta decisão.

O procurador da República Deltan Dallagnol lamentou a decisão através do Twitter. “Hoje, começou a se fechar a janela de combate à corrupção política que se abriu há 5 anos, no início da Lava Jato”, escreveu.




Gosta do nosso conteúdo? Considere ajudar nosso ministério! Saiba mais em apoia.se/gospelprime


Comente!
Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Trending