Siga-nos!

justiça

Democratas querem adicionar quatro juízes a Suprema Corte

Desesperados para colocar mais juízes liberais na corte, os democratas tentam novo projeto de lei.

em

Fachada da Suprema Corte dos EUA
Fachada da Suprema Corte dos EUA (Foto: Reprodução/Supreme Court)

Na quinta-feira (15), os democratas revelaram em uma entrevista coletiva na escadaria do Tribunal Superior que estão providenciando um novo projeto de lei no Congresso que irá abranger a Suprema Corte.

O projeto visa aumentar o número de juízes que atualmente são 9, para 13, quem apareceu para anunciar essa novidade foi o deputado hank Johnson (D-Ga), o senador Ed Markey (D-Mass), o presidente do Comitê Judiciário da Câmara, Jerrold Nadler (DN.Y) e o deputado Mondaire Jones (DN.Y).

A mudança ocorreu depois que Biden divulgou uma comissão para avaliar os tribunais federais, fazendo com que os progressistas colocassem mais pressão nos democratas, para que trouxessem mais juízes que apoiassem as políticas liberais no país.

Desde 1869, os EUA contam apenas com nove juízes na Suprema Corte, para fazer tal mudança seria necessário o apoio do presidente junto com um ato do Congresso, mesmo assim não fica claro como os cidadãos responderiam a um movimento tão sério depois de 150 anos.

Projeto de lei semelhante já fracassou no passado

O juiz liberal Stephen Breyer, membro mais velho do tribunal, alertou os defensores liberais na semana passada que essa proposta é errada , pois parte do pressuposto que o tribunal é uma instituição política e que seus membros seriam os “políticos da liga júnior”.

O site theintercept.com informou que tal proposta enfrentará forte oposição na Câmara e no Senado mesmo tendo patrocinadores, para que o projeto de lei seja aprovado no Senado ele precisa de 60 votos.

A falecida juíza liberal Ruth Ginsberg disse em uma entrevista à NPR em 2019 que era contra aumentar os números de juízes no tribunal, e lembrou que uma proposta de Franklin Delano Roosevelt  em 1937 para aumentar o número da corte para 15, foi fracassada.

Segundo Breyer, essas mudanças políticas podem fazer com que os americanos não confiem mais no tribunal, reportou a CBN News.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending