Siga-nos!

igreja perseguida

Cristãos são sequestrados na Nigéria, na Semana Santa

A semana que precede à Páscoa tem sido uma das mais perigosas aos cristãos perseguidos no mundo.

em

Medo e dor marcam a Semana Santa de cristãos pelo mundo
Medo e dor marcam a Semana Santa de cristãos pelo mundo (Foto: Reprodução/Portas Abertas)

Após o ataque de homens bomba a uma igreja na Indonésia, a notícia que chega da Nigéria é o sequestro de um ônibus de cristãos nigerianos que se dirigiam para uma programação da igreja. Pelo menos oito cristãos foram sequestrados por homens armados na sexta-feira passada (26), enquanto viajavam em um ônibus para um programa religioso no estado de Kaduna, no noroeste da Nigéria. A igreja pede oração.

As vítimas, membros da Igreja de Deus Cristã Redimida, estavam viajando para se preparar para o programa de Páscoa “Vamos pescar” da igreja em Kafanchan quando um homem armado as retirou do ônibus e as levou em um veículo, disse um porta-voz da igreja.

Uma testemunha postou uma foto no Facebook do ônibus vazio das vítimas e disse que todos os passageiros foram sequestrados ao longo da Kachia Road. O ônibus da igreja tem uma inscrição que diz: “A Igreja Cristã de Deus Redimida, Região 30, Santuário da Trindade, Kaduna”.

O pastor Olaitan Olubiyi, chefe de mídia e relações públicas igreja, confirmou o sequestro. Ele disse que o ministério está trabalhando com agências de segurança para garantir o retorno dos sequestrados.

“Sentimo-nos muito abalados com esses acontecimentos e, como igreja, o melhor que podemos fazer é orar para que Deus intervenha e esses irmãos voltem para casa com seus entes queridos”, disse Olubiyi.

A polícia iniciou uma busca pelos cristãos sequestrados e os sequestradores exigiram o pagamento do resgate da igreja, noticiou o jornal diário Vanguard. Não está imediatamente claro quem sequestrou os membros da igreja.

Durante um retiro de liderança no domingo, o Presidente Nacional da Associação Cristã da Ala Juvenil da Nigéria, Belusochukwu Enwer, desafiou o governo a agir contra esse “comportamento desumano”. Ele disse que a autodefesa seria “inevitável” se a situação permanecer a mesma na Nigéria, de acordo com um relatório de domingo do Vanguard.

“Nosso coração sangra quando um ônibus lotado de cristãos indo para um culto de oração em Kafanchan foi sequestrado”, disse Enwer. “O incidente de sequestro é um caso a mais e deixou um gosto amargo em nossas bocas.”

Um porta-voz da igreja disse aos canais de TV que os sequestradores exigiram um resgate equivalente a mais de 130 mil dólares.

Nigéria, o país mais populoso da África, é conhecido por sequestros em massa e violência generalizada. O sequestro para pagamento de resgate se tornou comum. O país está na 9ª colocação da Lista Mundial da Perseguição 2021, que classifica os 50 países que mais perseguem cristãos no mundo. Sequestro, morte e estupro de cristãos colocam o país em elevada violência e perseguição extrema.

Grupos extremistas islâmicos como Boko Haram, pastores militantes Fulani e a Província do Estado Islâmico da África Ocidental frequentemente executam os ataques violentos e milhares foram mortos nos últimos anos.

A Nigéria foi a primeira nação democrática a ser adicionada à lista de “país de preocupação particular” do Departamento de Estado dos Estados Unidos em 2020 por se envolver ou tolerar “violações sistemáticas, contínuas e flagrantes da liberdade religiosa”.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus

Trending