igreja perseguida
Cristãos são expulsos de suas aldeias em Mianmar e hostilizados em campos de refugiados
Sem casas e sem segurança, cristãos ex-mulçumanos da etnia Rohingyas enfrentam a perseguição.
Três anos depois que uma repressão dos militares de Mianmar forçou os Rohingyas a fugir de suas casas, muitos deles ainda vivem em campos de refugiados na fronteira com Bangladesh. Enquanto a segurança nos campos é um problema para todos eles, a população cristã minoritária enfrenta uma vulnerabilidade dupla: sua origem étnica e sua fé.
Os Rohingya são em sua maioria muçulmanos, mas há alguns convertidos cristãos entre eles. Por causa de sua fé, eles enfrentam uma pressão crescente de outros refugiados, autoridades locais e grupos islâmicos radicais, como o Exército de Salvação Arakan Rohingya ou ARSA. E viver em um campo de refugiados significa que eles não têm a quem recorrer ou como escapar.
Saiful Peter está entre os 2 mil cristãos que vivem em Kutupalong, o maior campo de refugiados do mundo em Cox Bazar, uma cidade no sudeste de Bangladesh. Eles compartilham a área com mais de 1 milhão de muçulmanos.
“Nós, muçulmanos e cristãos, vivemos juntos por muitos anos”, disse Peter. “Mas a ARSA está nos atacando quase todos os dias no acampamento e aos domingos durante os cultos de adoração a Deus. Somos discriminados pelos muçulmanos Rohingya porque somos cristãos”, explica.
Em janeiro, três cristãos foram sequestrados durante um ataque. O paradeiro de dois deles é desconhecido e Peter diz que a comunidade teme por suas vidas. Uma menina de 14 anos que também foi sequestrada de uma igreja, também foi forçada a se converter ao islamismo e casada forçadamente com um dos militantes da ARSA.
administrado pela ONU. Os ataques e assédio, no entanto, continuaram, de acordo com Peter. “Funcionários da ONU nos disseram que vão construir um campo separado para nós a fim de garantir nossa proteção”, disse ele. Nove meses depois, nada aconteceu.
Existem muitos fatores que contribuem para a vulnerabilidade dos cristãos entre os Rohingya. Quando as pessoas são perseguidas por sua origem étnica, a coesão do grupo é muito importante e fortemente vigiada. Este nível de controle é facilitado pelos acampamentos super lotados e uma aplicação da leis e regras frágeis nos acampamentos. Além disso, os Rohingyas que se convertem ao cristianismo são vistos como aqueles que viraram as costas ao seu povo e traidores, sendo comprados por cristãos ocidentais.
O que torna a situação ainda mais complexa é a presença de grupos militantes como a ARSA, radicalizando os muçulmanos Rohingya, e policiais de Bangladesh que podem estar mais interessados em conter todas as inquietações do que em proteger um grupo religioso minoritário.
Tanto Bangladesh, como Mianmar estão na Lista Mundial da Perseguição 2020, que classifica os 50 países que mais perseguem cristãos no mundo. Em 38º lugar e 19º lugar, respectivamente, os cristãos nesses países enfrentam a perseguição por terem abdicados de suas fés budistas e islâmicas para seguir a Jesus.
Saiba mais sobre como vivem os cristãos perseguidos e ore por eles.
Pedidos de Oração
Ore pelos cristãos da etnia Rohingya, que estão refugiados e perseguidos por sua fé em Jesus. Que Deus lhes dê paz e sabedoria para que eles possam enfrentar a perseguição e permanecer firmes em sua fé.
Peça a Deus por proteção a esses cristãos, que estão sendo atacados, sequestrados, mortos e obrigados a se converter ao islamismo.
Ore pelo perseguidor. Que ele conheça a Jesus, se entregue a Ele e se arrependa de suas más ações.
-
Fé2 dias atrás
Presidente faz visita surpresa à igreja Assembleia de Deus e é abençoado pelo Círculo de Oração
-
vida cristã3 dias atrás
A impossível relação entre Cristianismo e socialismo
-
igreja perseguida5 dias atrás
Pastor diz que ataques contra cultos traz de volta lembranças do comunismo
-
igreja perseguida3 dias atrás
Polícia faz barricada em volta de igreja para impedir a realização de cultos
-
justiça4 dias atrás
STF decide que estados e municípios podem manter igrejas fechadas na pandemia
-
vida cristã4 dias atrás
Pastor e fiéis usam ônibus para orar em hospitais
-
igreja perseguida2 dias atrás
Igreja é invadida e destruída no Mato Grosso
-
israel4 dias atrás
Protesto em Israel reúne bruxas para o “Desfile das Vadias”
-
igreja perseguida5 dias atrás
China age contra “organizações sociais ilegais” para perseguir igrejas domésticas
-
brasil4 dias atrás
Receita Federal quer tributar livros sob argumento de que pobres não leem
-
política2 dias atrás
Deputado evangélico avisa que deixará partido por causa de agenda LGBT
-
mundo4 dias atrás
Morre o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II