sociedade

Cristão pode ter Árvore de Natal?

A origem dessa tradição remete ao cristianismo e seu significado.

em

Árvore de Natal (Foto: reprodução/Unsplash)

A árvore de Natal é uma tradição cristã e não pagã. Logo, cada crente deve decidir por si só se quer aderir a essa cultura ou não.

Algumas tradições pagãs tinham coisas parecidas, no entanto, a Árvore de Natal vem de costumes cristãos.

Qual a origem da Árvore de Natal?

Muitos dizem por aí que Martinho Lutero foi o primeiro a montar na sua casa.

Já outras lendas dizem que um pregador cortou um carvalho que os pagãos estavam adorando e milagrosamente cresceu um pinheiro no seu lugar.

Essa tradição começou por volta do século XV ou XVI entre os cristãos, mas foi só a partir dos séculos XVII e XIX que ela se espalhou por toda Europa.

É pecado ter Árvore de Natal em casa?

Não é pecado. Embora algumas pessoas afirmem que essa prática é uma idolatria, ninguém adora uma árvore de Natal, pelo contrário, ela é usada como um símbolo do nascimento de Jesus.

Além disso, não encontramos nenhuma passagem bíblica condenando a decoração de uma árvore. Em contrapartida, vemos costumes de decoração em celebrações.

Um exemplo bem claro disso é quando o povo de Jerusalém decorou as ruas com folhas para celebrar a chegada de Jesus em Mateus 21:8-9).

Mas afinal, qual o significado da Árvore de Natal?

Pinheiro

O pinheiro simboliza a força e a resistência, pois ele resiste a altas temperaturas no inverno e continua com suas folhas verdes. Da mesma forma, Jesus é a nossa esperança em tempos difíceis, é nEle que devemos nos apoiar.

Estrela

A estrela que geralmente fica no topo da Árvore, simboliza a estrela que guiou os magos até Jesus quando ele nasceu (Mateus 2:9-10).

Luzes

Jesus é a luz do mundo que veio para iluminar as nossas vidas em meio às trevas (João 8:12).

Triângulo

O pinheiro tem um formato triangular que representa a Trindade, ou seja, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Essa decoração tão linda continua sendo tradição na comemoração do nascimento de Jesus todos os anos. Agora você decide se quer aderir ou não.

Trending

Sair da versão mobile