Siga-nos!

Opinião

Criatividade à serviço do Reino

Nossa criatividade deve ser um ato de adoração para glorificar a Deus!

Rodrigo Motta

em

Luzes. (Foto: Skye Studios / Unsplash)

Falar sobre criatividade dentro da igreja não é assunto novo. Manifestações artísticas estão em nosso meio desde os tempos bíblicos, principalmente nas expressões musicais, poéticas e nas artes plásticas.

Observamos exímios artistas nas narrativas bíblicas, inclusive excelentes comunicadores, como o apóstolo Paulo, por exemplo. Na história vemos a arte também feita instrumento de comunicação. Nada novo.

O que é novo e está se tornando moda é que o marketing, a publicidade e a comunicação entraram nesse circuito. Artistas falarão que comunicadores não estão no roll seleto dos criativos; comunicadores dirão que são estrategistas e a arte é meio para desenvolver uma ideia!

De fato, essa discussão é irrelevante.

Neste domingo, dia 17 de novembro, comemoramos o dia da Criatividade, data especial para todos que, por meio da criação, desenvolvem sua vocação para anunciar o Reino. É especial porque a criatividade, na narrativa bíblica, é a primeira característica revelada de Deus.

Em Gênesis, no capítulo primeiro, observamos o Deus Criador utilizando-se de sua inventividade como trabalho até que Ele nos convida a co-criar a vida e o cuidado com o jardim em parceria. “Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão.” Gênesis 1:28.

Somos criados à imagem e semelhança do Deus Criador. Viemos carregados com o “chip” da inventividade como padrão e com o “cartão” da mordomia para cuidar e desenvolver ideias.

Em resumo, neste texto curto, Deus nos convida a criarmos idéias, artes, soluções e estratégias para impactarmos a vida das pessoas com a mensagem do amor de Jesus, com a chegada do Reino e com o convite a conversão. Ouvi de um amigo que “os criativos podem transformar a igreja”. Concordo com ele! Nossa criatividade deve ser um ato de adoração para glorificar a Deus!

Te convido a seguir o perfil da ChurchCOM no Instagram (@churchcombr) e desbravar comigo uma jornada de uma semana, a partir deste domingo, com o objetivo de buscar na Bíblia direcionamentos sobre a criatividade.

Nasceu em São Paulo, casado com a Viviana e pai da Maria Luiza. Jornalista e publicitário com passagens por algumas das principais empresas do mercado editorial, de comunicação e multinacionais de publicidade no Brasil. É fundador da consultoria de comunicação para igrejas ChurchCOM e é autor do livro Marketing Cristão

  • Estudos Bíblicos 1 dia atrás

    Especialista em pregação bíblica ensina elaborar sermões impactantes em 30 dias