Siga-nos!

igreja

Convenção Batista do Sul sofre declínio histórico de 400 mil membros

Nos últimos 14 anos a SBC perdeu quase 2 milhões de membros.

em

Reunião de pastores da Convenção Batista do Sul (Foto: Divulgação/Baptist Press)

Em 2020 a Convenção Batista do Sul (SBC, sigla em inglês) bateu recorde novamente no declínio de membros e perderam mais de 400 mil membros, consequência de uma guerra cultural interna e a pandemia do coronavírus.

De 2018 a 2019, a denominação relatou que perdeu 287.655 membros, agora segundo o relatório anual do Perfil da Igreja a SBC diminuiu mais 435.632, 50% a mais do que no ano anterior.

Em apenas um ano, a maior denominação protestante dos Estados Unidos, a Convenção Batista do Sul, perdeu mais membros do que perdeu em mais de cem anos.

Em 2016,  a SBC atingiu o pico de 16,3 milhões de membros, desde então os números vêm diminuindo, apontando uma perda de quase 2 milhões de membros nesses últimos 14 anos.

Os batismos também diminuíram

Segundo o diretor executivo da LifeWay Research, Scott McConnell, além do declínio de membros, o número de batismos também foi reduzido, em quase 50% em 2020, limitando ainda mais possíveis acréscimos nos membros.

“O comportamento socialmente distante é útil para conter uma pandemia, mas dificultou o encontro de novas pessoas, convidando-as para a Igreja e ajudando-as a dar um passo de obediência para serem batizadas”, disse McConnell.

Em 2019 o número de batismos foi de 235.748, já em 2020 houve 123.160, uma queda significativa.

Além da pandemia, a igreja também enfrenta tensões com a saída de alguns líderes que saíram da SBC alegando que a instituição pratica a teoria racial crítica e a interseccionalidade.

Este ano, a professora de Bíblia e líder do Living Proof Ministries, Beth Moore, também anunciou a sua saída da da denominação, dizendo que não se identifica mais com os batistas do sul, e que algumas coisas deveriam permanecer no passado, segundo o The Christian Post.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending