Siga-nos!

Estudos Bíblicos

Conhecendo os dois livros de Samuel

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical da Lição 1 do trimestre sobre “O Governo Divino em Mãos Humanas – Liderança do Povo de Deus em 1º e 2º Samuel”.

Tiago Rosas

em

Profeta Samuel. (Foto: Reprodução / Record TV)

II. Autoria e data

1. Título e autor

O nome Samuel, que aparece no título, refere-se à primeira personagem de mais destaque que aparece nos livros. Entretanto, não é ponto pacífico entre os estudiosos se o profeta Samuel foi de fato autor desta obra. A tradição judaica aposta que sim, entretanto, é certeza que ao menos grande parte destes livros não foi escrito por ele, já que remetem a fatos sobre sua morte e outros eventos posteriores.

Para MacDonald há pelo menos duas sugestões razoáveis para a autoria destes livros: (1) talvez um dos jovens profetas que estudavam sob a tutela de Samuel tenha escrito o livro e incorporado os textos de seu mestre; (2) é possível também que Abiatar os tenha escrito, visto que era sacerdote habituado a manter registros precisos, e acompanhou de perto a carreira de Davi, chegando a passar um tempo com ele no exílio. Mas ainda que estas sugestões de MacDonald sejam plausíveis, permanece o que dissemos antes: alguns textos como 1Samuel 9.9 e 2Samuel 13.18 sugerem que ao menos boa parte destes livros foi escrita muito depois dos fatos, por alguém que tomou conhecimento por transmissão oral ou por investigação em documentos arquivados.

A despeito de ser impossível para nós concluirmos quem é o autor humano destes livros, estamos convictos quanto à autoridade que eles gozam entre os livros sagrados, devido a inspiração divina que repousou sobre o(s) autor(es) humanos para redigi-los, bem como na maravilhosa preservação dos livros que garantiu-nos acesso a eles. “Toda a Escritura é divinamente inspirada” (2Tm 3.16).

2. A data dos livros

Visto que desconhecemos o autor humano, é impossível afirmarmos a data em que foi escrito. Mas é possível calcular a data aproximada dos eventos que estão registrados nos livros de 1 e 2Samuel: entre os anos 1000 (século X) e 900 (século IX) antes de Cristo.

Estes são os períodos que os estudiosos costumam datar a vida de Davi e Salomão, os mais proeminentes reis de Israel (embora o reinado de Salomão, filho de Davi, seja de fato abordado nos livros dos Reis e das Crônicas).

*clique em próxima para continuar lendo…
Publicidade