Siga-nos!

pastoral

Como posso resistir a um espírito crítico? John Piper responde

Um espírito crítico te distancia das pessoas e do cristianismo.

em

John Piper
John Piper (Foto: Reprodução/YouTube)

Um ouvinte perguntou para John Piper sua visão sobre o espírito crítico, como lutar contra a tendência de se concentrar em criticar os outros, embora manter uma alta expectativa não seja um espírito crítico.

Em resposta, o pregador respondeu que estamos programados para sermos assim, mas que devemos tomar cuidado, pois ser assim pode dificultar nossa convivência com outras pessoas.

“Ninguém gosta de estar sob um olhar incessantemente escrupuloso que basicamente diz: ‘Bem, não importa o quão duro e quão bem você faça o seu trabalho, ele poderia ter sido feito melhor’. Quero dizer, isso contribui para um casamento muito opressor, uma aula de escola dominical ou uma igreja”, salientou Piper.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ele então deu 7 passos para combater o nosso espírito crítico:

1- Reconhecer as próprias falhas

Devemos reconhecer que somos falhos tanto quanto o outro, então por que julgar o próximo?

“Por que você vê o cisco que está no olho do seu irmão, mas não percebe a trave que está no seu? Ou como você pode dizer a seu irmão: “Deixe-me tirar o cisco do seu olho”, quando há uma trave em seu próprio olho?” ( Mateus 7: 3-4 )

2- Lembre-se de que você foi salvo

Perdoar o erro do outro é algo básico do cristianismo. A partir do momento que você lembra que precisou ser salvo por Jesus ficará menos crítico.

“Sede bondosos e compassivos uns com os outros , perdoando-vos uns aos outros , como Deus em Cristo vos perdoou”. (Efésios 4:32)

3- Agradeça

Piper disse que um espírito agradecido espanta o espírito crítico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Dê graças por tudo”. (Efésios 5:20)

4- Cresça no amor

O amor é essencial para o cristão, sem ele não conseguimos permanecer em Cristo.

“O amor é paciente e gentil; o amor não inveja nem se vangloria; não é arrogante ou rude. Não insiste em seu próprio caminho; não é irritável ou ressentido; não se alegra com a transgressão, mas se alegra com a verdade. O amor suporta todas as coisas, acredita em todas as coisas, espera todas as coisas, suporta todas as coisas.” (1 Coríntios 13: 4-7)

5- Pergunte como a crítica ajuda

Criticar as pessoas vai mudá-las? ou vai mudar você? Não! Ser hipercrítico não muda nada na vida de ninguém. Procure ajudar e não desmotivar.

6- Olhe para o mundo

Olhe para o mundo e para o universo, expanda a sua mente, permita ser alegre independente de qualquer coisa. “Focamos nossas lentes tão estreitamente que não podemos ver as glórias ao nosso redor. Então esse é o número seis”, escreveu Piper.

7- Sempre elogie

Ao invés de ficar criticando os outros, encha as pessoas com uma mensagem de incentivo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“O remédio para não ser um desajustado irritadiço e hipercrítico é elogiar muito. Portanto, fixe seus olhos em Deus e nas maravilhas de sua criação e redenção, e encha-se de louvor”, escreveu ele em Desiring God.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending