Siga-nos!

Opinião

Como podemos saber a verdade por trás de todas as informações que recebemos?

Em quem deve-se apoiar para obter o conhecimento e a informação que precisamos?

Publicado

em

Publicidade

Existem milhões de vozes no mundo. Há tantas informações que recebemos todos os dias: da família, das pessoas ao nosso redor, do governo, da escola, dos jornais, do rádio, da TV, da Internet, das mídias sociais, de todos os lugares, de uma variedade de fontes e de conhecidos.

Resta a pergunta: em quem confiar? Em quem deve-se apoiar para obter o conhecimento e a informação que precisamos? E, finalmente, como saber qais informações são verdadeiras?

Até mesmo as pessoas em quem confiamos não detêm todos os fatos de conhecimento nos quais podemos confiar com exatidão. Há pessoas em quem confiamos sem sequer conhecê-las pessoalmente. E há pessoas que duvidamos mesmo estando tão perto. Nós tendemos a dar crédito a pessoas influentes e famosas em desfavor daquelas que conhecemos há anos. Como se a fama fosse uma garantia de que essas pessoas são fielmente verdadeiras. Não devemos confundir credibilidade com veracidade.

Em tudo isso, a principal questão hoje em dia é conhecer a verdade. Somente a Verdade pode nos libertar e construir nossas vidas a ponto de suportar as provações da existência em nossa jornada neste planeta.

Eu confio no Espírito Santo que pode me guiar para toda a verdade. Eu confio no meu relacionamento diário com Jesus para seguir em frente na vida. Eu dependo dEle para me orientar na tomada de decisões corretas todos os dias.

Eu também classifico as informações que recebo de acordo com as fontes. Se eu quiser informações sobre saúde, não vou conseguir de um engenheiro. Mesmo assim, vou me certificar de obter informações sobre saúde não apenas de médicos, mas de outros profissionais da saúde, como aqueles envolvidos com a medicina natural, por exemplo.

Publicidade

Eu não fecho minhas opções em meu condicionamento de tradições. Estou bem aberto para explorar qualquer porta ou ângulos diferentes. Eu tenho opiniões diferentes enquanto faço meu próprio trabalho em casa, pois sei como deslocar de diferentes fontes e especialistas. Ouvir uma multidão de conselheiros é mais sábio do que ouvir apenas algumas opiniões e ficar satisfeito devido à nossa preguiça.

Cada um de nós lida com mentiras todos os dias. Das pessoas ao nosso redor, da mídia e até de pessoas que são cristãs. Não fique ofendido, isso é um fato. As pessoas têm sua própria agenda e muitas delas farão o que for necessário para cumprir seus planos, não importa o quê.

Se estamos falando de notícias, devemos observar canais e pontos de comunicação diferentes, obter uma perspectiva completa e buscar toda a história, não apenas algumas partes que nos são apresentadas. Devemos consultar todas as fontes que temos e procurar por novas e checá-las constantemente. Alguém que diz a verdade hoje pode estar mentindo amanhã. E o contrário é quase impossível. Quem mentiu sempre mentirá.

Este pequeno ensaio visa encorajá-lo a trabalhar duro, a investigar, a pressionar a informação e o conhecimento, não confiando em ninguém como um recurso exclusivo. Você tem que fazer mais perguntas do que esperar respostas. Quando as respostas são mais numerosas do que as suas perguntas, você foi manipulado e dominado por pessoas de fora que você realmente não conhece.

Nos sistemas deste mundo não importa se eles estão dentro de qualquer governo ou em qualquer ambiente religioso, a verdade não é absoluta. Esta verdade a que me referi aqui pode estar na forma de um conceito, uma doutrina, uma religião, um partido político ou qualquer outra coisa, até uma denominação cristã, mas esta verdade não é absoluta.

A verdadeira verdade é uma pessoa, não uma filosofia, não um credo, não uma confissão de fé e nem mesmo suas convicções. A verdade é Jesus. Jesus é a Verdade e você fará muito bem se você segui-lo, mesmo quando a informação e o conhecimento dizem o contrário.

Publicidade