Siga-nos!

opinião

Como liderar com amor e com autoridade

Saber tratar as pessoas da maneira correta fará total diferença no exercício da liderança.

em

Casal fazendo coração com as mãos. (Foto: Mayur Gala / Unsplash)

Tenho dito sobre o quanto é importante formarmos novos líderes, principalmente por conta do momento em que vivemos, onde aparentemente não há mais bons exemplos para nos espelharmos.

A verdade é que os maus exemplos estão sendo superdimensionados, enquanto que os bons exemplos estão sendo relativizados, ou por vezes tratados como exemplos negativos. São valores invertidos.

Bons líderes são aqueles capazes de conduzir as pessoas para um objetivo que proporcionará o bem comum, através de boas práticas e de forma ética. Ou seja, liderança vai muito além da imposição.

Além disso, liderança é algo que pode ser aprendido, desenvolvido e aprimorado. Podemos formar bons líderes e aprender a liderar. Liderança é uma habilidade.

Desenvolver da maneira correta essa habilidade fará total diferença para o futuro do nosso país, da família, igreja e até para as empresas.

Como já disse anteriormente, nossa sociedade precisa de liderança. Mas não de líderes que exerçam poder, mas de pessoas que tenham autoridade para liderar.

Qual a diferença?  Bem, qualquer um que esteja a frente de algo, que exerça um cargo de responsabilidade, mesmo os chefes de família, eles têm poder. Podem impor suas vontades.

No entanto, a boa liderança vai além da coação por conta de sua posição. O líder eficiente consegue convencer outros de que aquilo é o melhor a se fazer. De boa vontade, por causa de quem ele representa.

O que estou querendo dizer, é que o bom líder exerce autoridade. Por ser um bom exemplo, consegue convencer as pessoas a seguir sua orientação, sem precisar usar a força que possui.

Jesus Cristo é o melhor exemplo de liderança. Mesmo sendo Deus, Ele não utilizou seu poder para obrigar as pessoas a segui-lo. Não forçou os discípulos a cumprir Sua vontade.

A Bíblia diz: “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Filipenses 2.6,7).

Da mesma maneira, seguindo o exemplo do Mestre, o líder cristão precisa primeiro servir. Assim ele conseguirá convencer as pessoas a fazer a vontade de Deus com disposição e alegria.

Autoridade é a capacidade de convencer alguém a fazer algo sem o uso da força. Ele faz o que faz por quem você é e representa, não por imposição, ameaça ou intimidação.

Como é possível alcançar esse nível de liderança? Através do amor. Isso mesmo! Você se tornará um líder melhor se amar aqueles que estão sob a tua responsabilidade.

Jesus nos ensinou a amar o próximo como a nós mesmos (Mateus 12.31) e fazer ao próximo o que gostaria que fizessem por você (Mateus 7.12).

Ou seja, o amor vai além do sentimento, fala da maneira como tratamos os outros. Tratar as pessoas da maneira correta irá resultar em grande autoridade para você.

Lembre-se que as pessoas sempre terão um pé atrás com pessoas em posição de poder. Principalmente por causa dos maus. Daqueles que não servem de bons modelos.

No entanto, quando a liderança é exercida de forma amorosa, então aquele que ocupa uma posição de poder tem autoridade diante das pessoas.

Cristão, advogado, esposo, escritor, discípulo e Presidente da Assembleia de Deus em Madureira.

Trending