Siga-nos!

vida cristã

Como fazer um devocional cristão

Separamos dicas maravilhosas de como fazer um devocional cristão.

em

Jovem fazendo devocional
Jovem em seu momento devocional (Foto: Reprodução/Pexels)

Diante da rotina fica difícil equilibrar o tempo para meditar. Ou até mesmo fazer uma oração, um momento de adoração a Deus. Em contrapartida, há certa preocupação em aproveitar ao máximo, sem deixar nenhuma ação importante para depois. Por isso, é fundamental saber como fazer um devocional cristão sabiamente. Apreciando cada momento de intimidade com Deus.

Em outros casos, as pessoas até conseguem tempo para fazer um devocional, mas não sabem por onde começar. Pensando nisso, separamos dicas maravilhosas de como fazer um devocional cristão. Tente organizar melhor os seus horários para estudar a palavra de Deus, desfrutando da sensação de estar mais perto do ser celestial.

O que é o devocional?

Antes de tudo, precisamos informar que um devocional é aquele momento que você dedica para se relacionar com Deus. Esse momento pode ser: louvando-o, orando, lendo a Bíblia e refletindo na mensagem estudada. Pode ser feito individualmente ou em grupos.

É através do livro sagrado que buscamos a sabedoria divina, para aprender a agir, falar e adorar. Trata-se de um momento único, em que as energias são recarregadas para encarar melhor a vida.

Quando fazer?

Os devocionais feitos nas primeiras horas do dia ajudam na apreensão dos ensinamentos, além de colaborarem para um dia mais tranquilo. Isto é, após uma boa noite de sono. Porém, nada impede que um outro horário possa ser marcado.

O mais importante é fazer com que esse momento se torne um hábito diário. Pois, dessa maneira você consegue estreitar o seu relacionamento com Deus.

Como fazer?

Estar em contato diário com o Mestre, a partir do devocional cristão, nos tornamos mais íntimos dele. Conhecermos sua vontade e seus planos para nós. Veja as indicações para valorizar esta oportunidade diariamente.

1 – Meditação na palavra

O período de reflexão usando a Bíblia é de extrema importância. Por ela conhecemos os planos de Deus para a humanidade e também para cada um de nós. As escrituras sagradas são um canal de comunicação do Pai com o seu povo.

Por isso, dedique um tempo não somente à leitura, mas também com o estudo e a meditação. Buscando sempre entender o que a palavra está dizendo. Estude os personagens, seus feitos, suas trajetórias; traçando um paralelo com os dias atuais.

Além da Bíblia sagrada, vale a pena usar um apoio externo, como uma apostila ou um livro dedicado ao tema, por exemplo. Uma alternativa que envolve as Escrituras + comentários, são as Bíblias de estudo.

Caso queira conhecer detalhes, recomendamos a seleção de bíblias de estudo feita pelo Mural dos Livros.

2 – Louvor e adoração

Este é o momento em que louvamos e bendizemos a Deus através dos hinos e cânticos no devocional cristão. Se você sabe tocar algum instrumento, melhor ainda. A etapa de entoar louvores é quando adoramos a Deus em forma de canção.

Se ainda não sabe cantar alguma música, escolha uma e ponha de fundo durante o seu devocional. Nessa hora, o importante é a entrega, o foco na meditação, na adoração que está dedicando. Esforça-te!

3 – Oração

Orar é falar com Deus. Conversar mesmo, assim como conversamos com nossos amigos e familiares. Mas, mais do que isso, é falar com alguém que te vê em todo lugar, que sabe o que você sente. O objetivo da oração é estabelecer um canal de comunicação com o Pai. Seja para falar dos seus problemas ou para conhecer um pouco mais a respeito de Deus.

Caso você não possua esse hábito, ore por pelo menos 5 minutos. Assim como uma nova amizade, a conversa aos poucos irá fluir e em pouco tempo estará investindo muito mais tempo sem que isso seja pesado para você.

O devocional cristão não é um grande desafio, se tratando da tarefa em si. Porém é importante seguir algumas dicas para que não caia na distração durante o devocional. Ou até mesmo acabar esquecendo de separar um tempinho para isso.

Veja as dicas essenciais para fazer um devocional cristão que preparamos:

  • Comece aos poucos – Vá adquirindo o hábito no dia a dia e não dê um passo maior que a perna. O hábito do devocional diário fará com que isso seja uma prática rotineira, bem mais difícil de ser dispersado.
  • Organize-se – Deixe tudo preparado de antemão. Evite ao máximo as distrações ou a perda de tempo fazendo alguma coisa que esqueceu. O tempo que você separou para Deus deve ser aproveitado ao máximo.
  • Siga com o seu plano – Se na primeira semana o seu objetivo é fazer um devocional de 5 minutos, então faça em 5 minutos. Não estique logo nos primeiros dias. Lembre-se que o devocional fará parte da sua vida diária e a necessidade de prolongar ou não virá naturalmente.
  • Não desista diante das dificuldades – Sono, desconcentração, preguiça… tudo isso irá aparecer não só no início, mas ao longo do tempo. Lembre-se da finalidade do devocional: relacionar-se com Deus. Conforme essa relação se estreita, as batalhas serão vencidas uma a uma e você estará cada vez mais forte para enfrentá-las.

Trending