Siga-nos!

estudos bíblicos

Como fazer seu estudo bíblico se tornar produtivo usando o PDFelement

Momentos de privação de contatos exigem recurso a facilidades digitais.

Avatar

em

Bíblia, celular e fone de ouvido. (Aaron Burden / Unsplash)

As medidas restritivas do avanço da covid-19 são aplicadas no mundo inteiro e trazem consequências sensíveis tanto nas atividades econômicas quanto nas religiosas de vários países.

Para evitar aglomerações, nota-se uma diminuição temporária dos cultos presenciais. Por outro lado, dezenas de Sociedades Bíblicas passam por momentos de dificuldade.

No entanto, pequenas ações podem levar à difusão da palavra da Bíblia, com auxílio de algumas tecnologias simples.

Comunidades cristãs podem estreitar laços por meio da internet, computadores e celulares, com grupos de oração e de estudos.

Para compartilhar e converter textos de diversos formatos para diversos aparelhos, o PDFelement pode ser uma boa ferramenta.

Leitura conjunta, a distância

O PDFelement foi desenvolvido pela Wondershare e está disponível em 26 idiomas. PDFelement é um editor de documentos PDF bastante versátil, barato e fácil de usar. Ele pode ser baixado para o aparelho em questão (celular ou computador) ou utilizado online.

Um uso prático do programa é converter PDF escaneado em Word. Imagine que um membro do grupo escaneou um longo material de leitura e o salvou em PDF: páginas e páginas de texto podem ser lidas, mas não grifadas. Tampouco é possível substituir palavras e editar o texto.

PDFelement traz consigo uma ferramenta chamada OCR, que é uma leitura automática de caracteres. Assim, o programa permite de converter o PDF para um arquivo Word, em primeiro lugar, tornando-o mais leve e compatível.

Em segundo lugar, torna o texto editável, facilitando o compartilhamento, a discussão e o estudo. Por trabalhar com vários idiomas, PDFelement permite reconhecimento de textos em português – algo nem sempre presente em programas desse tipo.

Essa funcionalidade não se limita apenas à conversão de PDF para Word, mas a muitos outros formatos de documentos: Excel, PowerPoint, Pages, HTML, RTF e ePub são alguns desses outros formatos. Portanto, você pode alterar não apenas textos, mas também imagens e tabelas, podendo até produzir cartilhas ou seus próprios documentos, com base em textos discutidos em grupo.

O PDFelement também pode servir para estudar no computador ou celular, incluindo anotações, ferramentas de marcação de texto e muito mais. Além disso, pode facilitar a criação de formulários ou modelos de documentos, tornando mais organizados, claros e profissionais os documentos compartilhados.

Regras para o grupo digital

Além do PDFelement, o WhatsApp também é um programa amplamente utilizado para facilitar a comunicação e a difusão de ideias. Porém, criar um grupo de WhatsApp pode instaurar discórdia entre amigos e familiares simplesmente devido ao mau uso.

Esse aplicativo dispensa apresentações, mas não diretrizes para ser usado de maneira inteligente. Se você administra algum grupo, pode aplicar algumas regras simples de etiqueta para manter a comunicação de maneira saudável sem “bancar o gerente”:

  • Quanto mais objetivas as mensagens forem, melhor
  • Para comunicações mais longas e discussões, prefira chamadas em grupo às mensagens escritas
  • As mensagens devem se ater ao tema do grupo e ser do interesse de todos
  • Reserve as discussões para as chamadas. Trocas de argumentos por escrito demoram e obrigam os outros membros do grupo a ler coisas desnecessárias toda vez que abrem o grupo
  • Enviar áudios deve ser a última alternativa, somente em casos de urgência ou quando for impossível comunicar por escrito o que se deseja
  • Respeite horários para o envio de mensagens. Não precisa haver um horário fixo de expediente, mas limite o envio de mensagens de madrugada ou em momentos pouco usuais
  • Teclar em caixa alta equivale a gritar em texto escrito
  • Quem adiciona um novo membro ao grupo deve apresentá-lo aos outros
  • Verifique a veracidade das informações antes de compartilhar no grupo
  • Se alguém errar ao seguir essas regras, tenha o cuidado de explicá-las para evitar erros futuros. Mas se insistir na inconveniência, considere a expulsão do grupo

Conclusão

Essas são algumas sugestões de maneiras simples, porém eficazes, de manter o cultivo diário de leituras, interpretações e discussões de textos religiosos, conseguindo avançar com um bom leitor de arquivos.

Além de ferramentas úteis como PDFelement e algumas atitudes de convivência digital, também é possível recorrer a iniciativas de difusão de cultura religião que também atuam virtualmente.

O Projeto Gutenberg é uma grande biblioteca de textos digitais de autores clássicos em formato digital inteiramente gratuito, por exemplo. Os tempos atuais são difíceis, mas existem oportunidades de ajudar e de ser ajudado.

Trending