Siga-nos!

Opinião

Como está o nível do seu tanque?

Avalie sua vida e pare nos postos que de fato podem te reabastecer bem, para que você possa seguir com segurança.

Carlito Paes

em

Posto de Gasolina. (Foto: Markus Spiske / Unsplash)

Como está o nível do seu reservatório de satisfação e motivação pessoal? Você já parou para verificar? Se você dirige frequentemente seu carro, você vai entender perfeitamente esta ilustração.

Quando estamos dirigindo um carro e este veículo está com o tanque cheio, somos altamente seletivos na escolha do posto para reabastecê-lo.

Selecionamos o posto pela qualidade do combustível, atendimento, limpeza, qualidade do produto e do serviço em geral, isto é muito natural. Contudo, só podemos fazer isso, quando estamos rodando fora da reserva, tendo a situação sob controle, já que a segurança traz paz.

Todavia,  em uma estrada onde não conhecemos a realidade,  nos distraímos e descuidamos no parar para reabastecer, logo, já estamos rodando no limite, e, por isso, não podemos nos dar ao luxo de escolher o melhor posto, e, assim, acabamos por usar o que estiver disponível, independente do preço, qualidade do produto e do serviço.

O motorista que já passou por isso, sabe como é ruim não ter a opção da escolha. Na verdade, só os que rodam de tanque cheio são seletivos!

Aplique isto à sua vida. Em sua jornada também é assim, somente quando estamos satisfeitos e em paz é que podemos ser seletivos quanto aos nossos relacionamentos, fé e trabalho. Viver na escassez é viver deixando que os outros escolham por você, viver na abundância é ter o poder da escolha.

Jesus nos convidou para viver ao Seu lado, desfrutando da vida que Ele sonhou para nós, isto é, além da vida “Bios”, uma vida “Zoe” (palavra usada para vida plena e eterna em grego), para cada um de nós. Disse Jesus: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10:10).

Eu sou o tipo de pessoa, que por mais difícil que seja, sei dizer não. Sempre existem bons motivos para dizer sim. Dizer sim faz as pessoas felizes. Dizer sim me faz sentir útil, produtivo, necessário. Mas, dizer sim para tudo me põe em perigo de exaustão. Deus não me fez para correr continuamente com toda minha energia. A exaustão emocional chega, eu fico cansado e improdutivo. Você só tem poder para dizer sim e não, quando tem a consciência de que está andando com o tanque cheio e fazendo a coisa certa. Na fé cristã, este é um princípio.

Paulo escreveu: “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém” (1 Coríntios 10:23). Como podemos ter este controle? Andando satisfeitos. O satisfeito é seletivo. Por exemplo, você só pode casar, quando você não precisa se casar. Quando você está satisfeito, pleno e em paz como solteiro, aí sim você pode casar. Por quê?

Porque você será seletivo com sua escolha e não vai se casar com o primeiro que aparecer na sua frente! Satisfeitos sabem escolher o melhor, porque não precisam pegar o primeiro que aparece na pressão da escassez.

É por isso que eu me identifico com Moisés. Ele havia se tornado o responsável por todo o reino de Israel, passava seus dias resolvendo discussões e fazendo julgamentos. Quando seu sogro veio visitá-lo, compreendeu o problema e disse: “O que você está fazendo não é bom”. Jetro deu a Moisés um sábio conselho.

Até mesmo um líder, mandado por Deus como Moisés, é apenas uma pessoa. O trabalho deve ser compartilhado com outros. Precisamos aprender essa lição. Os satisfeitos não são centralizadores, eles são seguros, por isso, compartilham.

Estamos exaustos, o tanque de energia já se esvaziou há tempos, e, ainda assim, continuamos insistindo. Precisamos desenvolver um senso de equilíbrio entre o fazer e deixar de fazer. Precisamos parar para abastecer.

O que nos ajuda a reabastecer nosso tanque? É bem relativo, porque as pessoas são diferentes. Mas, e em geral? Descansar, servir voluntariamente, dormir, ler, alimentar-se bem, orar, adorar, viajar, conhecer novas pessoas, perdoar, amar, relaxar, não fazer nada, enfim, todos precisamos de tempos em tempos, dar uma boa parada e reabastecer, porque quem andar sem abastecer, vai parar mais cedo ou mais tarde.

Ande de tanque cheio, assim você vai viver mais e melhor, e vai rodar mais longe. Avalie sua vida e pare nos postos que de fato podem te reabastecer bem, para que você possa seguir com segurança. O que enche o seu tanque na vida? O que lhe dá alegria, renovo e prazer? Não pare de reabastecer regularmente seu tanque e boa viagem até seu destino!

Carlito Paes, pastor Batista, Palestrante e Escritor. Bacharel e Mestre em Teologia, Pastor Líder da Igreja da Cidade em S. J. dos Campos-SP. Fundador da Rede de Igrejas da Cidade e da Rede Inspire de Igrejas, autor de 26 livros públicados pelas Editoras Vida e Inspire e fundador de diversas organizações ministeriais como Colégio Inspire! Escreve semanalmente para o Jornal O Vale e para o Gospel Prime, casado com Leila Paes, pastora e psicóloga, vivem em SJC desde de 1997 com 4 filhos!