Siga-nos!

Opinião

Como encerrar ciclos e viver o novo?

Devemos nos conectar ao nosso propósito de vida

Andrei Alves

em

Folhas caindo da árvore (Foto: Claus Grünstäudl / Unsplash)

A história se repete. Lugares diferentes, pessoas diferentes e situações novas, mas nada parece novo. Os ciclos não se fecham e a sensação é de que a sua vida é a mesma desde sempre.

Você já tentou de tudo para buscar um sentido, uma resposta e um propósito, mas ainda não entende porque as mesmas coisas acontecem com você.

Você já se sentiu assim? Você está em busca de algo novo, mas parece viver num eterno presente?

As situações são diversas, como: um ano que se encerra, um relacionamento que acaba, uma porta de emprego que se abre, uma faculdade sem conclusão, uma mudança de cidade… O que fazer diante dessas situações? Precisamos aprender o segredo de terminar bem para começar melhor.

Como podemos terminar bem para começar melhor?

Aprenda a encerrar ciclos

Existem dois erros graves: permanecer no lugar que já não era mais para você estar e sair de um lugar que você deveria permanecer. O medo te deixa no comodismo, onde você nunca cresce, e a ansiedade te lança no infortúnio, onde você sempre sofre. Atenção! Veja além da superfície! Nunca saia de um lugar por causa da dor, mas por causa de uma visão. Muitas vezes, você está sofrendo, porque está lutando contra o crescimento. Pense assim: eu só vou sair de um lugar quando eu mudá-lo ou quando eu for mudado nele.

Termine tudo o que você começa. Vá até o fim! Não desista enquanto não chegar lá! Todas as áreas da nossa vida precisam de renovo. Coisas velhas e ultrapassadas têm a tendência de roubar a nossa energia para produzir o nosso futuro. Para que o novo seja recebido é necessário se desfazer daquilo que não se adequa mais à sua vida. Desapega! Não tenha medo de deixar coisas para trás, do contrário você ficará para trás.

Dê feedback. Se você não prestar contas ou relatório, alguém fará por você e não será da maneira correta. Você é a melhor pessoa para dizer o que realmente aconteceu! Converse e explique o que for necessário! Não deixe as pessoas sem respostas.

Sonhe sempre e sonhe grande!

Somente os sonhos têm poder de gerar a novidade. Você não pode transformar a sua frustração em visão. Nunca pense que porque não aconteceu, nunca vai acontecer. Muitas vezes, não terminamos bem, porque não sabemos para onde ir. Os sonhos são a bússola para o nosso futuro e realização. Quando não sonhamos, começamos a morrer.

Deus nos fez para sonhos grandes. A sua realização está ligada a algo mais profundo do que apenas fazer um trabalho. Devemos nos conectar ao nosso propósito de vida. A sua rotina deve ser movida para transformar os seus sonhos em realidade. Um sonho que não é praticado, não é realizado.

Analise seus próprios erros

Quando você reconhece onde errou, você tem a oportunidade de escolher melhor. Evite a vitimização. As desculpas te afastam do seu máximo potencial. Transferir a culpa para outro dos seus próprios erros é infantilizar o seu processo de aprendizagem.

Seja um aprendiz do conhecimento da sua própria experiência. Aprenda com sua vida! Quando procuramos um culpado não encontramos quem está no governo.

Você não é uma vítima do que as pessoas fizeram ou do que a vida te proporcionou. Ninguém te jogou onde você está, foi você que escolheu chegar aí. Não podemos decidir o que a vida nos trará, mas podemos escolher o que vamos fazer com o que ela vai nos entregar.

Preserve e renove os seus relacionamentos

Não se esqueça das pessoas que te ajudaram na jornada até aqui. Preserve o relacionamento em tempos de crise. Não julgue as pessoas, pois certamente você errará. Honre todas as pessoas que te influenciaram para crescer, pois a honra revela quem você é, mais do que aquele que a recebe.

Conheça pessoas novas e ouça pessoas diferentes. Relacionamentos novos oxigenam a nossa vida. Percebemos uma vida completamente diferente, quando nos conectamos a outras pessoas.

Inove na sua forma de pensar, agir e viver

Não utilize a máxima de Tomasi de Lampedusa, escritor italiano, que dizia que tudo deve mudar, para que tudo fique do jeito que está. As coisas nunca serão as mesmas se você for diferente. Invista no seu renovo. Renove os seus pensamentos, ações e estilo de vida.

Termine bem, comece melhor!

Andrei Alves é pastor de discipulado da Igreja da Cidade em São José dos Campos e diretor executivo do Instituto Propósitos de Ensino. Casado com a pastora Esther Alves e pai de Daniel, Gabriel e Miguel. Graduado em direito e pós-graduado em Direito do Trabalho. Mestre em Liderança Pastoral (MDiv). Graduando em Pedagogia e pós-graduando em Educação Moderna pela PUC do Rio Grande do Sul.

Publicidade