Siga-nos!

estudos bíblicos

Como Deus é?

A Bíblia diz que somos a imagem e semelhança dEle, embora Ele seja espírito.

em

Deus é mal humorado
Raios e trovões (Foto: Direitos Reservados/Deposiphotos)

A Bíblia é a revelação de Deus para os homens e tudo o que sabemos sobre Ele está revelado nas Escrituras.

É a Palavra de Deus quem nos traz as revelações sobre como é o Todo Poderoso. Acima de tudo, Deus revelou tudo o que precisamos saber sobre Ele na Bíblia.

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.” (Salmos 46:10)

Sabendo que Deus se revela aos homens, devemos lembrar que a mente humana não pode descrevê-Lo de forma precisa. Ou seja, temos apenas um vislumbre do Eterno.

Portanto, podemos saber como Deus é segundo aquilo que nos foi revelado através da Bíblia. Nada fora das Escrituras pode trazer essa revelação.

Primeiramente, já sabemos que Deus é o criador do universo e que Ele possui características próprias, tendo inclusive uma personalidade indescritível.

A aparência de Deus

Quanto a Sua imagem, sabemos que o homem foi feito a imagem e semelhança dEle. Ele mesmo declarou: Façamos o homem à nossa imagem, con­for­me a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais ­que se movem rente ao chão” (Gênesis 1:26).

Como Deus, Ele é todo-poderoso (Joel 1:15), Ele existe eternamente (Salmo 90:2) e Ele existe acima e além de toda a criação (Salmo 97:9).

Jesus Cristo disse que Deus é espírito, portanto, podemos afirmar que Ele não possui um corpo físico (João 4:24). O que não significa dizer que Ele não possui uma forma física, uma imagem descritível.

O fato de a Bíblia revelar que somos a imagem de Deus nos dá uma direção sobre sua aparência, ainda que às Escrituras não afirmem que somos iguais a Ele.

Ainda assim, podemos encontrar outras características de Deus em uma avaliação simples. Por exemplo, quando a palavra descreve  que Deus disse algo (Gênesis 1:3), logo está demonstrando que Ele fala, e se Ele fala, então Ele tem uma boca, se tem uma boca.

Em Números 12:8, Deus diz que fala “boca a boca” com Moisés.

Além disso, a Palavra afirma que Deus anda, se movimenta, o que sugere que Ele possui pés (Gênesis 3:8).

Do mesmo modo, a Bíblia diz que Moisés viu a forma corpórea de Deus quando Ele passou, se moveu, tendo visto Ele pelas costas (Êxodo 33:18-23).

Isaías também descreveu a forma corpórea de Deus, afirmando que Ele estava assentado e que possui vestes longas (Isaías 6:1-6). O mesmo foi descrito sobre Deus pelo profeta Ezequiel (Ezequiel 1:26-28).

Por fim, devemos salientar que existe muitos outros textos que descrevem a aparência de Deus.

Trending