igreja
Comentarista da EBD nega marxismo e chama de “fake news” denuncias
Claiton Ivan Pommerening nega ser adepto de visões teológicas marxistas.
Em uma nota compartilhada nas redes sociais, o comentarista da Lições Bíblicas da Escola Bíblica Dominical (EBD) do 3º trimestre de 2021, pastor Claiton Ivan Pommerening, negou ser adepto de “posições ideológicas marxistas” e classificou como “fake news” e “notícias montadas” acusações contra ele.
O pastor virou pivô de uma polêmica por conta de suas posições em artigos acadêmicos e revistas, onde cita teologia da libertação e missão integral, duas linhas que têm forte vínculo com o marxismo e são alvo de críticas por líderes conservadores.
De acordo com Claiton Ivan Pommerening, as informações compartilhadas contra ele seriam parte do que chama de “cultura do cancelamento” e que ele estaria sendo alvo de “narrativas falsas” que teriam como objetivo destruir reputações e manipular pessoas que desconhecem a realidade dos fatos.
“Nos últimos tempos tenho sido alvo de acusações quanto à minha compreensão do Evangelho de Cristo, em relação à maneira como me relaciono com a Declaração de Fé das Assembleias de Deus e com a academia teológica”, escreveu.
Pommerening disse que as acusações contra ele são “infundadas” e que algumas delas “se confundem com preconceitos”. Ele diz que “não se deve rebaixar o Evangelho a rótulos”.
“As acusações são infundadas e algumas delas se confundem com preceitos muito caros ao Evangelho de Cristo, pois são indevidamente embaladas em supostas inclinações ideológicas, essas posteriores ao Evangelho”, escreve.
Em sua tese de doutorado para obtenção do grau de Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia, o pastor sugere que movimentos progressistas como feminismo e teologia da libertação seriam parte do agir do Espírito Santo.
Apesar de muitos líderes terem tido essa interpretação sobre o trecho do trabalho, ele diz que esses seriam “recortes indevidos de pequenos textos retirados do contexto”. Ele afirma que os artigos publicados em revistas acadêmicas não significam que seja adepto das teologias ali expostas.
“Numa leitura sem preconceitos, o grande fio condutor de minha tese é o Pentecostalismo Clássico. Como não a escrevi para ser lida pela igreja, mas pela academia, fiz uso da tradicional liberdade acadêmica para tal”, escreveu na nota.
O comentarista da EBD conclui dizendo que os “esclarecimentos tem por objetivo prestar contas aos irmãos da nossa amada Assembleia de Deus no Brasil”.
-
cinema3 dias atrás
Filme da Disney com beijo lésbico tem fracasso nas bilheterias
-
vida cristã4 dias atrás
Felipe Neto diz que textos bíblicos são “coisas ultrapassadas”
-
vida cristã5 dias atrás
Atriz da Globo diz que engravidou após estupro e entregou bebê para adoção
-
política4 dias atrás
“A nossa nação tem promessas do Senhor”, diz Michelle Bolsonaro
-
igreja3 dias atrás
Em nota, Igreja Presbiteriana diz confiar na inocência de Milton Ribeiro
-
vida cristã5 dias atrás
Governador que provocou derrubada do aborto nos EUA comemora
-
vida cristã4 dias atrás
Técnico vence processo na Suprema Corte por orar em campo
-
igreja perseguida3 dias atrás
Relatório mostra sofrimento de cristãos no Iraque
-
igreja perseguida2 dias atrás
Portas Abertas lança 2ª temporada de documentário com cristãos perseguidos
-
israel2 dias atrás
Após proibição nos Estados Unidos, Israel facilita aborto no país
-
vida cristã1 dia atrás
Cantor Sérgio Lopes sofre AVC e está internado
-
testemunhos15 horas atrás
Mulher era estuprada em rituais satânicos até encontrar Jesus