Siga-nos!

Opinião

Com fé, esperança e determinação, as bonanças virão em 2017

“Senhor meu Deus! Quantas maravilhas tens feito! Não se pode relatar os planos que preparaste para nós! Eu queria proclamá-los e anunciá-los, mas são por demais numerosos!” (Salmos 40:5)

Reinaldo Domingos

em

 

Querido irmão ou querida irmã,

Esta é a última coluna deste ano, então quero falar com você sobre a importância da renovação da fé e da esperança para 2017. O otimismo com a conquista de nossos sonhos, aliado ao planejamento, é o que nos levará à conquista e à experiência de uma vida plena, repleta de realizações.

Aproveite o recesso e trace o planejamento para os próximos doze meses pensando em todos os aspectos de sua vida, dando uma atenção especial à questão financeira. Afinal, ela está conectada com as demais áreas, sendo fundamental para conseguimos conquistar o que desejamos.

Além dos sonhos materiais, como fazer uma viagem tão sonhada, comprar um carro, uma casa ou mesmo sair das dívidas, podemos colocar no papel os desejos não-materiais, como fazer as pazes com alguém, ajudar famílias que estejam precisando ou até mesmo sermos mais ativos em nossas atividades religiosas.

Seja qual for a meta, é importante pensar nas atitudes que serão necessárias para atingir. Para tudo aquilo que precisa de uma poupança financeira, trace o orçamento e defina o quanto deverá poupar mensalmente para conquistar no prazo desejado, seja em 2017 ou nos anos seguintes, pensando em médio e longo prazo.

Aproveite e pratique um orçamento financeiro diferente, que priorize os objetivos e não as despesas. Ao invés de fazer Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo, faça Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos. Veja como assim você readequará o seu padrão de vida. Não adianta agir da mesma maneira sempre, esperando que as coisas mudem por si só.

Quando buscamos a felicidade, não apenas a nossa, mas também a de nossa família, a jornada se torna mais agradável. Com a esperança e a fé renovadas, teremos foco e determinação para tornar 2017 um ano de realizações de sonhos e conquistas!

Abraço fraterno,

Reinaldo Domingos está à frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin –www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Publicidade