Siga-nos!

arqueologia bíblica

Cientistas reconstroem rosto de Ramsés II, possível Faraó de Êxodo

Especialistas conseguem reproduzir rosto de Faraó em uma reconstrução facial precisa.

em

Faraó Ramessés II em um processo de reconstrução documentado pelo Face Lab na universidade John Moores de Liverpool (Foto: Reprodução Youtube/screenshot)

Em um projeto científico conjunto liderado por pesquisadores do Egito e da Inglaterra, o antigo governante egípcio, Ramessés II, ganhou vida através de novas imagens detalhadas criadas pelo software CT, que permite uma reconstrução facial precisa.

Desta forma, permitindo aos historiadores observar o famoso faraó na época de sua morte, aos 90 anos de idade, pela primeira vez. Os cientistas usaram exames de tomografia computadorizada anteriores da múmia do faraó e aplicaram a eles um software de análise para analisar os detalhes.

Nesse sentido, os especialistas foram então capazes de diferenciar o crânio de outros materiais utilizados durante o processo de embalsamento e produzir imagens 3D do crânio. A partir disso, a face foi reconstruída usando medidas egípcias das camadas musculares faciais.

“O software identifica as propriedades das várias camadas de materiais no rosto da múmia, tais como bandagens de linho sobrepostas, e permite o desembaralhamento digital dos faraós”, disse a Dr. Sahar Saleem, professor de radiologia da Universidade do Cairo que conduziu o projeto.

De acordo com ela, diferentes populações e etnias têm diferentes medidas médias em várias regiões do rosto, incluindo a inclinação da testa, e as regiões nasais, maxilares e labiais, e a abordagem mais científica é usar medidas de uma população o mais próxima possível do sujeito.

Segundo The Times of Israel, os especialistas em imagem inverteram então o processo de envelhecimento e revelaram o rosto do governante com menos de 45 anos de idade. Ramessés II (c. 1303-1213 a.C.) é associado à figura que esteve no poder durante o Livro de Êxodo. O domínio de Ramessés II marcou o último pico do poder imperial do Egito.

“O rei Ramessés II foi um grande guerreiro que governou o Egito por 66 anos… Dar vida ao rosto de Ramessés em sua velhice e como um jovem lembra ao mundo seu status lendário”, acrescentou ela.

Trending