Siga-nos!

ciência & tecnologia

Cientistas anunciam robôs vivos capazes de se reproduzir

Os Xenobots foram desenvolvidos com células-tronco vivas de embriões de rãs.

em

robos
Xenobots (Foto: Reprodução/PrintScreen)

Xenobots, é como é conhecido os “robôs vivos” criados por cientistas americanos, que agora anunciaram que essas formas de vida podem se reproduzir de uma forma nunca vista em plantas e animais.

Esses robôs foram formados a partir das células-tronco de uma espécie de rã africana (Xenopus laevis), por isso a origem do nome, e apresentam menos de um milímetro de largura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As pequenas bolhas foram reveladas pela primeira vez em 2020, em seguida experimentos comprovaram que elas podiam se mover, trabalhar juntas e se autocurar.

Agora os cientistas descobriram uma nova forma de reprodução biológica, diferente de qualquer animal ou planta conhecida pela ciência.

“Fiquei surpreso com isso”, disse Michael Levin, professor de biologia e diretor do Centro de Descobertas Allen, da Tufts University, coautor principal da nova pesquisa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo Levin, as células descobriram em um novo ambiente não só uma nova maneira de se mover, mas também de se reproduzir, tendo capacidade de se desenvolver em diferentes tipos de células.

E agora, Robô ou organismos vivos?

Os pesquisadores desenvolveram o projeto na Universidade de Vermont, na Universidade Tufs e no Instituto Wyss para Engenharia Biologicamente inspirada da Universidade de Harvard, retirando as células-tronco vivas de embriões de rã e deixando-as incubadas, sem manipulação de genes, segundo a CNN.

“A maioria das pessoas pensa nos robôs como feitos de metais e cerâmica, mas não é sobre do que um robô é feito, mas o que ele faz, que age por conta própria em nome das pessoas”, disse Josh Bongard, professor de ciência da computação e especialista em robótica da Universidade de Vermont e principal autor do estudo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bongard responde: “Dessa forma, é um robô, mas também é claramente um organismo feito de células de sapo geneticamente não modificadas.”

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending