Siga-nos!

Ciência & Saúde

Cientista que diz ter editado genes de bebês é demitido de universidade

Há especulações de que autoridades do governo tenham financiado seu trabalho

Avatar

em

Jiankui He
Jiankui He. (Foto: Reprodução / Youtube)
Publicidade

O cientista chinês Jiankui He, que foi muito criticado pela comunidade científica do mundo inteiro, foi demitido pela Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China, em Shenzhen, onde desenvolvia suas pesquisas.

Quando anunciou a criação dos bebês geneticamente editados, através de suas redes sociais, vários cientistas alertaram sobre os riscos para as futuras gerações. Na época, a universidade disse que ele estava de licença, mas que violou as normas éticas.

Leia mais...

Continua depois da Publicidade

De acordo com o New York Times, agora ele deverá ser acusado criminalmente por ter “driblado a supervisão institucional”. Uma investigação de autoridades chinesas descobriu que He e sua equipe de fato editaram os genes de embriões humanos e implantaram os embriões em mulheres voluntárias.

Uma voluntária deu à luz meninas gêmeas em novembro e outra está grávida, segundo a Xinhua, a agência de notícias estatal chinesa. Em diversos países ocidentais, esse ensaio clínico seria proibido, mas a China tem regulamentos menos rígidos em tais pesquisas.

Especula-se que o governo de Shenzhen financiou seu trabalho. Autoridades locais negaram isso. Hua Bai, chefe do Baihualin, um grupo de apoio a pacientes com Aids que ajudou He a recrutar os casais, disse que agora se arrepende e está profundamente preocupado com as famílias.

O cientista não foi localizado para comentar a decisão da universidade. Mas, em novembro, o pesquisador defendeu suas ações durante uma conferência em Hong Kong. Na época, afirmou estar orgulhoso do que tinha feito e disse que a edição protegeria as garotas de infecções por HIV.


Clique aqui e entre no grupo Gospel Prime!

Publicidade

Cris Beloni é jornalista, teóloga e pesquisadora apaixonada pela Bíblia. Desenvolveu um trabalho de Jornalismo Investigativo Bíblico e é autora do livro Derrubando Mitos.

Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Trending