Siga-nos!

Sociedade

Cidade Refúgio: Igreja gay de Lanna Holder abre novo templo em Porto Alegre

A capital gaúcha se prepara para receber a primeira igreja gay da cidade

em

A Comunidade Cidade Refúgio, igreja fundada por Lanna Holder, uma pastora lésbica, está se preparando para inaugurar seu primeiro templo fora de São Paulo. Em 24 deste mês a cidade de Porto Alegre passa a contar com cultos voltados não só para homossexuais como para travestis, heterossexuais e quem mais desejar fazer parte deste ministério inclusivo.

Quem vai comandar os trabalhos da filial será o pastor Anderson Zambom, de 26 anos, que também é homossexual. Foi ele quem procurar Lanna Holder para levar a Cidade Refúgio para a capital do Rio Grande do Sul.

“A maioria das religiões não aceita os gays. Nossa postura é diferente, já que Jesus Cristo veio à Terra para todos”, disse ele alegando que sofreu preconceito quando frequentava uma igreja Assembleia de Deus. “Fui sendo deslocado do grupo por ser gay, sendo considerado uma má influência. Não é porque você é homossexual que não pode louvar a Deus”, afirma.

Localizado na zona norte da cidade a Cidade Refúgio de Porto Alegre não tem imagens de santos, crucifixos ou qualquer outro símbolo, apenas paredes pretas e brancas com a bandeira do arco-íris, que simboliza o movimento gay, e cartazes.  “É uma igreja como deveria ser, sem segregar pessoas”, diz Zambom.

A inauguração da sede em São Paulo gerou muita polêmica no meio evangélico e a filial do RS também tem dividido opiniões nas redes sociais. Mas para o pastor Zambom, que até o final de 2011 era gerente administrativo em uma empresa privada, a Cidade Refúgio não é uma igreja gay, mas um território livre de qualquer preconceito.

Por esse motivo é que os cultos, que em sua liturgia mantém as orações, cânticos de louvor e leitura bíblica, são destinados a todas as pessoas, quer sejam gays, héteros, travestis e etc.

Com informações Band