igreja perseguida

Líder da Hillsong é acusado de “ocultar crimes sexuais infantis”

Pastor lamentou acusação feita pela polícia envolvendo seu falecido pai.

em

Brian Houston (Foto: Reprodução/YouTube)

O pastor Brian Houston, pastor líder da Igreja Hillsong, expressou sua surpresa ao ser acusado pela polícia de ocultar abuso sexual em sua influente congregação.

Na quinta-feira, os policiais anunciaram que o líder da megaigreja com sede em Sydney, de 67 anos, estava sendo acusado de “ocultar crimes sexuais contra crianças”, relatou a Associated Press.

“A polícia alegará no tribunal [que Houston] conhecia informações relacionadas ao abuso sexual de um jovem do sexo masculino na década de 1970 e não levou essa informação à atenção da polícia”, afirmaram as autoridades australianas, conforme citadas pela AP.

Houston expressou “choque” com as acusações de que ele teria tentado encobrir que seu falecido pai, Frank Houston, abusou sexualmente de um menor na década de 1970.

“Essas acusações foram um choque para mim, dado o quão transparente sempre fui sobre esse assunto”, disse Houston. “Confesso minha inocência com veemência e defenderei essas acusações, e agradeço a oportunidade de esclarecer as coisas”, continuou.

A acusação gerou críticas de integrantes da igreja, já que o acontecimento não envolveria diretamente o pastor e pediram que Brian foi acusado sem receber ” presunção de inocência e o devido processo, como é seu direito”.

“Ele nos avisou que vai defender isso e espera limpar seu nome. Dado que este assunto está agora perante o tribunal, nem o pastor Brian nem a Igreja Hillsong farão mais declarações”, acrescentou Hillsong.

Anos atrás, a Austrália lançou uma investigação da comissão sobre se Houston tentou encobrir o acontecimento envolvendo seu pai.

Em 2014, em resposta à investigação, Brian Houston negou saber qualquer coisa sobre o pagamento de indenização de US$ 10.000 feito a um homem que seu pai teria abusado sexualmente quando criança.

Houston disse que ficou “totalmente arrasado” ao saber sobre o abuso de seu pai e “teve que aceitar o fato de que a pessoa que eu admirava não era quem eu pensava que era”.

Trending

Sair da versão mobile