Siga-nos!

brasil

Brasileiros terão que trabalhar 149 dias para pagar os impostos de 2021

Estudo aponta um crescimento notável nos tributos impostos pelo governo brasileiro.

em

Tributos e impostos (Foto: Reprodução/Pexels)

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), concluiu que os cidadãos brasileiros terão que trabalhar um total de 149 dias para pagar os tributos deste ano.

Da mesma forma, a pesquisa mostra que os residentes do país terão trabalhado até agora, próximo do dia 29 de maio, apenas para contribuir com os impostos, correspondente a 40,82% do rendimento médio do Brasil.

Os dados levantados pelo IBPT, analisou os impostos, taxas e contribuições dos governos municipais, estaduais e também federal.

No entanto, o número deste ano é inferior ao de 2020, onde foi apontado que os contribuintes trabalharam cerca de 151 dias, a justificativa do grupo é que a pandemia da Covid-19 teria afetado esse número.

Aumento de impostos

Além disso, a Instituição mostra que o Brasil ocupa o nono lugar em países onde se necessita trabalhar mais dias para pagar impostos.

Em primeiro lugar aparece a Dinamarca com 179 dias. Em contrapartida, países como os Estados Unidos trabalham apenas 74 dias, e 68 dias no Chile.

Ainda segundo o IBPT, os números de dias que os brasileiros trabalham para pagar impostos vêm crescendo a cada ano, como exemplo temos o ano de 1987, onde se trabalhava apenas 74 dias para honrar com essa demanda.

“Temos uma carga tributária compatível com países da Europa de alta carga tributária. Entretanto, por lá, os retornos para a população são muito bons em termos de serviços”, apontou João Eloi Olenike, presidente executivo do IBPT.

Olenike também salientou que mesmo com o aumento da carga tributária, o PIB do país não cresceu proporcionalmente. Para ele, há uma necessidade de realizar uma reforma administrativa sobre os tributos, segundo o Diário do Comércio.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending