Siga-nos!

Mundo Cristão

Blog do bispo Macedo vira tese de estudo em universidade do Rio Grande do Sul

Autor diz que interação que a internet proporciona coloca os fiéis-internautas na posição de coautores

Avatar

em

O jornalista e mestre em ciências da comunicação Carlos Sanchotene resolveu  pesquisar assuntos ligados à fé para sua dissertação no curso de pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) – em São Leopoldo (RS) –, intitulada: “Religião 2.0: interações entre igreja e fiéis no blog do bispo Edir Macedo”.

A ideia de estudar o blog do bispo Edir Macedo surgiu depois de algumas visitas à página. Aos poucos, ele foi percebendo que se tratava de um campo fértil a ser explorado, pelo fato de a figura do líder da IURD manter um contato direto com os fiéis da igreja, utilizando potenciais ferramentas da internet.

Para o jornalista essa interação direta entre o bispo e os membros da igreja em um culto, de forma presencial, não seria possível. Foi exatamente esse aspecto que chamou sua atenção. “Consoante a isso, apresentei um conjunto de processos comunicacionais interligados à Igreja Universal do Reino de Deus, tomando o Portal Arca Universal como articulador de todo o sistema na internet. Em seguida, descrevi o blog de Edir Macedo, identificando todos os canais em que há uma interação com o público e os mecanismos de participação”, conta o pesquisador.

Ele fez ainda uma leitura de todos os comentários do blog e apresentou um levantamento quantitativo das mensagens publicadas desde o surgimento da página, em agosto de 2008, até dezembro de 2010. Foram selecionados por ele alguns posts e comentários, de forma aleatória, para identificar certos aspectos do que ele chama de midiatização.

O trabalho final de Carlos Sanchotene concluiu que essa interação no âmbito virtual coloca os fiéis-internautas no mesmo patamar daqueles que produzem o discurso religioso, levando-os a atuar como coprodutores das mensagens, ao fazer uso dos próprios instrumentos usados pela igreja para expressar sua fé.

Os internautas veem o canal como uma forma de manter contato, motivados pelas postagens do bispo. Ao mesmo tempo, o espaço serve para revelar a personalidade do líder da IURD, pois ele sempre posta mensagens em vídeo, fotos de sua família e de suas viagens pessoais.

Com informações Arca Universal

 

Publicidade