Siga-nos!

mundo

Biden proíbe viagens de 8 países africanos em resposta à variante Ômicron

Novos casos da variante podem aumentar lista de países na restrição dos Estados Unidos.

em

Joe Biden
Joe Biden (Foto: Reprodução/YouTube)

Por conta de preocupações com relação a potencialmente mais contagiosa nova variante, descoberta  pela primeira vez na África do Sul e apelidado de Ômicron, o presidente Joe Biden anunciou  que a partir de hoje, os Estados Unidos estão restringindo viagens para 8 países da África Austral.

De acordo com o governo Biden, os países em questão são Botswana, Zimbabwe, Namíbia, Lesoto, Essuatíni, Moçambique, Malawi e África do Sul.

Pessoas em voos que decolaram antes da 00:01 do horário padrão oriental, em 29 de novembro, não serão proibidas de entrar no país assim como cidadãos americanos e residentes permanentes legais dos EUA.

No entanto, viajantes que não são cidadãos dos EUA e estiveram em qualquer um destes países nas últimas duas semanas, não serão permitidos no país. De acordo com o governo, se a variante se espalhar, outros países serão adicionados na lista de restrição.

“É política do meu governo implementar medidas de saúde pública baseadas na ciência, em todas as áreas do governo federal, agir de forma rápida e agressiva para evitar uma maior propagação da doença”, disse o presidente em um comunicado.

Segundo The Christian Post, diversos casos da nova variante foram detectados na Europa, incluindo dois casos no Reino Unido, dois na Alemanha, e a Bélgica e Itália registraram um caso cada. Também foram detectados casos em Hong Kong e Israel.

A nova variante foi classificada como a variante delta, que é conhecida por ser altamente transmissível, no entanto, não se sabe se Ômicron causa sintomas mais graves do corona vírus. A proibição foi imposta com base em conselhos do conselheiro médico chefe de Biden, Dr. Anthony Fauci, e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Trending